"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Barbaridades jornalísticas

Tenho profundo respeito pela profissão de jornalismo , respeito ainda maior do que o que, acredito, tenham alguns jornalistas… Lendo as notícias há algum tempo, me deparei com a manchete : « Estudo : brasileiro fuma menos, mas come mal e é sedentário. »
A manchete, em si, ja está « ruinzinha », mas deixamos passar, certo ?
Pois bem…
A matéria começa com  « A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010) indica que o brasileiro está fumando menos, mas permanece sedentário e tem alimentação pouco saudável.” Assim mesmo, sem pontuação adequada, sem respeito à qualquer sequência lógica de produção de texto.
O texto segue sem cadência, num desfile de informações desconexas, que me fazem lembrar aqueles cadernos de “resumos” de faculdade, que tenho certeza que todos já, ao menos, folhearam uma vez na vida . Mas o pior ainda estava por vir...
Num momento de clara (eu disse clara?!) coclusão, o jornalista arremata: “A Vigitel Brasil 2010 revela também que 14,2% dos adultos no País são sedentários e, portanto, não praticam nenhum tipo de atividade física durante o tempo livre, durante o deslocamento para o trabalho ou durante atividades como a limpeza da casa. Apenas 14,9% dos entrevistados declararam ser ativos em tempo livre.”
Pára!!! “são sedentários e, portanto, não praticam nenhum tipo de atividade física durante o tempo livre”(?!) “E portanto”???  Portanto introduz uma consequência, uma conclusão lógica; é um sinônimo de “por isso”, “por conseguinte”.  O que ele queria dizer (ou assim espero) é que x porcento da população é sedentária, ou seja, não pratica atividade física regularmente.
E ainda pode piorar!
Os sedentários, segundo o jornalista, não praticam nenhum tipo de atividade física “durante o tempo livre, durante o deslocamento para o trabalho ou durante atividades como a limpeza da casa”! Ai, meu Deus! Imagina a cena: voce esta indo para o trabalho, olha pro lado e encontra um ônibus estilo “flinstones”, com os passageiros pedalando dentro do coletivo. Ou, melhor, uma dona de casa, fazendo a faxina, com enormes caneleiras presas às pernas e, entre uma varridinha e outra, ela faz uma sequencia de glúteos. Sim, porque de acordo com o gênio que escreveu a matéria, esse seria um tempo ocioso em que poderíamos praticar atividades físicas. Francamente.
Ah! E pra fechar com chave de ouro, vem a “conclusão”: “Os dados indicam ainda que 30,2% dos homens e 26,5% das mulheres assistem a televisão mais de três vezes ao dia”. E isso significa o que, hein? Tem ligação com a matéria?
Quem quiser conferir essa maravilha jornalística de altíssima qualidade, pode acessar http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5083219-EI306,00-Estudo+brasileiro+fuma+menos+mas+come+mal+e+e+sedentario.html

Essa é mais uma daquelas situações em que precisamos rir pra não chorar, mas confesso que tenho tido medo até de achar graça.

***

4 comentários:

Leandro disse...

Por essas e outras eu me pergunto: por que há mais pessoas lendo jornais do que os nossos bem escritos blogs?

Ju Foch disse...

É verdade, Lê! rsrs

Ju Foch disse...

Bem,
não sei se vc já teve a "oportunidade", mas acesse o site do Terra e veja as "matérias jornalísticas" publicadas ali. A matéria pode até ser interessante, mas a redação...
As vezes é preciso ler mais de uma vez para entender o que se pretendia dizer.

Edu Corrêa disse...

Ju, embora otimista incorrigível quanto a destinação do ser humano no tempo e espaço, sou extremamente pessimista no que se refere às comunicações humanas: quanto mais oportunidades de aprendizado, menos interesse em se aprender a comunicar com alguma eficiência.

Seria um reflexo do abandono da educação/instrução pelo poder público?