"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Charlotte Perriand

Fonte: Histoire d'art
Por indicação de uma amiga arquiteta, fui conhecer a exposição "CHARLOTTE PERRIAND - DE LA PHOTOGRAPHIE AU DESIGN" no PETIT PALAIS, em Paris, e adorei!

Charlotte Perriand, cujo nome desconhecia, foi uma arquiteta e designer francesa, nascida em 1903 (e falecida em 1999), que, com uma visão muito vanguardista, reformulou o design de interiores, criando o conceito dos móveis que encontramos hoje nas lojas e nas nossas casas. Eu mesma, sem saber que se tratava de um mobiliário inspirado numa criação de Charlotte Perriand, já fiquei "namorando" uma "chaise longue" que vi numa dessas grandes lojas de móveis do eixo Rio-São Paulo.

A exposição é muito interessante, com os móveis reais criados pela Charlotte Perriand, além de peças de seu acervo pessoal e as fotografias tiradas por ela que são simplesmente maravilhosas! 

Chaise Longue de posição variável. Fonte: Alain Truong


No fim da exposição, algumas de suas criações podem ser experimentadas, como, por exemplo, a "chaise longue" objeto de meu desejo (que, aliás, pede um livro, um chá e mais nada...) e uma poltrona deliciosa, que dá vontade de não levantar mais.

Fonte: Saw it first




Fonte: Frisou Frisou









Ponto alto da exposição: o visitante pode experimentar alguns dos móveis criados pela arquieta e designer.

Pontos baixos da exposição: o visitante não pode fotografar a exposição e os livros a venda no final da exposição são caríssimos!

A exposição continua no PETIT PALAIS até 18 de setembro e recomendo!

Para quem quiser saber um pouco mais: Petit Palais Paris - Expositions - Charlotte Perriand

O Petit Palais está localizado próximo à saída Champs-Élysées - Clemenceau do metrô (linha 1).

***

Nenhum comentário: