"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Chiados na comunicação

Fonte: Brigue Beagle
Conversava com um amigo sobre minha ultima postagem e notei que ele estava bastante “descontente” com seu conteúdo.

O diálogo foi mais ou menos assim:

Amigo (A) - Oi. Acabei de ler seu blog.
Ju - Que bom!
A - No Brasil também tem muitos sites de relacionamento...
Ju - Ah, é? Eu só conheço o (não vou fazer propaganda)
A - Esse é o mais famoso, mas tem outros
Ju - Você já encontrou alguém que tenha conhecido por esses sites?
...
A - Conhecer alguém pela internet é igual a conhecer na night.
...
Ju - Eu não estava criticando o uso da Internet para conhecer pessoas, muito pelo contrário, digo no blog que toda forma de busca é válida.
(E lá fui eu reler minha postagem... “Será que eu estava bêbada? Me lembro que não critiquei o uso da Internet...”)
A - O relacionamento não é virtual, só o começo é que é pela net.
Ju - Mas eu não disse que era um relacionamento virtual
A - Disse sim!
(Caramba! Lá vou eu novamente reler o que escrevi. Leio uma, duas, três vezes. Não! Eu não disse que era “relacionamento virtual”, em momento algum)
Ju - Pode reler que vc vai ver que eu não falo em “relacionamento virtual”. Não tenho nada contra o uso da Internet para conhecer pessoas, o que eu critico é o uso de máscaras, o que sempre existiu em qualquer tipo de “aproach”, mas que, com a Internet, ficou ainda mais fácil. As pessoas tem mais ferramentas para “se formatarem” à personalidade alheia.
A - Mas isso tb existe nos relacionamentos que não começam pela net.
Ju - Sim, mas eu também disse isso.
A - Então qual é a novidade?
...

Qual a novidade?! Mas eu não tinha nenhuma intenção de inovar em nada... Ainda mais escrevendo sobre relacionamentos (tema batido e surrado, mas sempre atual).

Fonte: Polalaroids
Dessa história, aprendi que a interpretação pode fazer surgir palavra onde não existe e criar atritos onde não deveria haver. Se eu digo que detesto roxo posso lhe desagradar porque vc adora roxo... mas depois podemos descobrir que o que é roxo pra mim, pra vc é azul escuro e que vc tb não gosta do “seu” azul escuro... Pronto! Estávamos falando a mesma coisa mas de formas diferentes e a bendita interpretação foi quem causou um chiado na nossa comunicação...

Enfim, depois dessa conversa com meu amigo, acho importante esclarecer: eu não tenho nada contra o uso de sites de relacionamento para encontrar A pessoa; o que me desagrada são as “falsificações de personalidade”, que existem não é de hoje mas que, atualmente, podem ser feitas com maior “sofisticação”, graças ao “moderno sistema de cruzamento de dados”, como diz a propaganda de um desses sites aqui na França.

Então, vai um conselho (se quiser, use; se não quiser, pode reciclar): quando quiser se relacionar com alguém, seja você do início ao fim; se A pessoa tiver que gostar de vc, gostará mesmo com os pequenos detalhes que vc acha que podem incomodar... e se ela não gostar, é porque não era A pessoa.

***

Nenhum comentário: