"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Saint Paul´s Cathedral - Londres


A Catedral da diocese de Londres e é considerada uma das construções mais belas do mundo.


Realmente, a beleza dessa catedral me encantou dezesseis anos atrás quando entrei nela pela primeira vez e, uma vez em Londres, não poderia deixar de visitá-la mais uma vez.

A Saint Paul´s Cathedral que vemos hoje é a quinta contruída na mesma localização, sendo que a primeira foi fundada em 604 dC. A catedral atual tem 111m de altitude e, de 1710 a 1962 ela era a construção mais alta de Londres e seu domo está entre os mais altos do mundo.

A visita consome algumas horas e, infelizmente, não pode ser fotografada... Por outro lado, o visitante pode adquirir um livro sobre a catedral, ricamente ilustrado com fotos magníficas de todos os muitos detalhes dessa construção (acho que eles pensaram nisso... $). 

Fonte: Wikipedia.org

Ponto favorável é que a visita pode ser acompanhada por um "audio-guia" (na verdade, um "video-guia"), sem nenhum custo adicional (ao da entrada, entenda-se). O vídeo-guia é um iPhone com a sequencia da visita toda explicada em audio e diversos vídeos sobre a história dessa magnífica catedral.

Fonte: Sacred Destinations
Nesse guia, podemos, inclusive, fotos de eventos importantes que ocorreram na catedral, entre os quais está o casamento da Princesa Diana, ocorrido em 29/07/1981, cena que me encantou na infância (o que, só agora percebo, eu não deveria nem lembrar, afinal não tinha sequer 3 anos de idade).

Outro ponto de encantamento e contemplação é a parte da coro da catedral, magnificamente trabalhado com diversos mosaicos que remetem à gênese. Não tem como não ficar absorto por tamanha riqueza de detalhes, mesmo que isso signifique um belo torcicolo...

Vista da Stone Gallery
O passeio requer fôlego, pois além do nível do solo e da cripta, o visitante pode conhecer a Whispering Gallery (galeria dos sussurros), a Stone Gallery (galeria de pedra) e a Golden Gallery (galeria dourada), chegando a atingir a altitude de 85m, após subir 530 degraus, alguns deles em corredores bem estreitos.

E é óbvio que eu e minha mãe subimos todos esses degraus!


Fonte: Accommodation Near


Na Whispering Gallery, a que mais me impressionou quando visitei a catedral pela primeira vez, o formato da construção faz com que ocorra um fenômeno acústico segundo o qual, ao sussurar contra uma parte da parede, o som seja propagado ao outro lado da parede, podendo ser escutado por quem se encontra no lado oposto ao seu.


Vista da Golden Gallery
Yara descendo da Golden Gallery


Ponto desfavorável é que a Golden Gallery, situada a pouco mais de 20m do domo da catedral, tem uma área de circulação extremamente reduzida e o acesso a essa galeria não é controlado pelos funcionários. Resultado: depois de subir os 152 degraus que separam a Stone Gallery da Golden Gallery, o visitante é obrigado a se espremer contra as paredes para tentar passar entre as pessoas.  
E pra fotografar, é quase necessário o emprego de "técnica de guerrilha".

Eu adoro fotografar e realmente me perco quando estou diante de um "banquete visual", mas tenta disputar com uma excursão de orientais... É muito difícil!




A cripta, pela sequencia prevista, é o encerramento da visita. Lá existem mais de 200 memoriais, inclusive o de Christopher Wren, aclamado arquiteto inglês que projetou a catedral atualmente existente, depois da destruição da anterior pelo Grande Incêndio de Londres, em 1666, que, em 4 dias, destruiu 80% da cidade. 

Como epitáfio de Wren, seu filho mais velho, Christopher Wren Jr., mandou inscrever: "Lector, sim monumentum requiris, circumspice."  ("Leitor, se procura o memorial dele, olhe a sua volta").

Contudo, na cripta foram montados um restaurante, uma lanchonete, os banheiros e uma loja de souvenirs, "conveniências" que não estavam tão comercialmente bem estruturadas da primeira vez que visitei (e que, sinceramente, preferia que tivesse ficado como estava, pois a sensação atual é de estar num shopping, ao invés de um local de interesse histórico).




Quer saber mais? Acesse:  Saint Paul´s Cathedral


***

Nenhum comentário: