Realmente, a beleza dessa catedral me encantou dezesseis anos atrás quando entrei nela pela primeira vez e, uma vez em Londres, não poderia deixar de visitá-la mais uma vez.
A Saint Paul´s Cathedral que vemos hoje é a quinta contruída na mesma localização, sendo que a primeira foi fundada em 604 dC. A catedral atual tem 111m de altitude e, de 1710 a 1962 ela era a construção mais alta de Londres e seu domo está entre os mais altos do mundo.
A visita consome algumas horas e, infelizmente, não pode ser fotografada... Por outro lado, o visitante pode adquirir um livro sobre a catedral, ricamente ilustrado com fotos magníficas de todos os muitos detalhes dessa construção (acho que eles pensaram nisso... $).
Fonte: Wikipedia.org |
Ponto favorável é que a visita pode ser acompanhada por um "audio-guia" (na verdade, um "video-guia"), sem nenhum custo adicional (ao da entrada, entenda-se). O vídeo-guia é um iPhone com a sequencia da visita toda explicada em audio e diversos vídeos sobre a história dessa magnífica catedral.
Fonte: Sacred Destinations |
Nesse guia, podemos, inclusive, fotos de eventos importantes que ocorreram na catedral, entre os quais está o casamento da Princesa Diana, ocorrido em 29/07/1981, cena que me encantou na infância (o que, só agora percebo, eu não deveria nem lembrar, afinal não tinha sequer 3 anos de idade).
Outro ponto de encantamento e contemplação é a parte da coro da catedral, magnificamente trabalhado com diversos mosaicos que remetem à gênese. Não tem como não ficar absorto por tamanha riqueza de detalhes, mesmo que isso signifique um belo torcicolo...
Vista da Stone Gallery |
O passeio requer fôlego, pois além do nível do solo e da cripta, o visitante pode conhecer a Whispering Gallery (galeria dos sussurros), a Stone Gallery (galeria de pedra) e a Golden Gallery (galeria dourada), chegando a atingir a altitude de 85m, após subir 530 degraus, alguns deles em corredores bem estreitos.
E é óbvio que eu e minha mãe subimos todos esses degraus!
Fonte: Accommodation Near |
Na Whispering Gallery, a que mais me impressionou quando visitei a catedral pela primeira vez, o formato da construção faz com que ocorra um fenômeno acústico segundo o qual, ao sussurar contra uma parte da parede, o som seja propagado ao outro lado da parede, podendo ser escutado por quem se encontra no lado oposto ao seu.
Vista da Golden Gallery |
Yara descendo da Golden Gallery |
Ponto desfavorável é que a Golden Gallery, situada a pouco mais de 20m do domo da catedral, tem uma área de circulação extremamente reduzida e o acesso a essa galeria não é controlado pelos funcionários. Resultado: depois de subir os 152 degraus que separam a Stone Gallery da Golden Gallery, o visitante é obrigado a se espremer contra as paredes para tentar passar entre as pessoas.
E pra fotografar, é quase necessário o emprego de "técnica de guerrilha".
Eu adoro fotografar e realmente me perco quando estou diante de um "banquete visual", mas tenta disputar com uma excursão de orientais... É muito difícil!
A cripta, pela sequencia prevista, é o encerramento da visita. Lá existem mais de 200 memoriais, inclusive o de Christopher Wren, aclamado arquiteto inglês que projetou a catedral atualmente existente, depois da destruição da anterior pelo Grande Incêndio de Londres, em 1666, que, em 4 dias, destruiu 80% da cidade.
Como epitáfio de Wren, seu filho mais velho, Christopher Wren Jr., mandou inscrever: "Lector, sim monumentum requiris, circumspice." ("Leitor, se procura o memorial dele, olhe a sua volta").
Contudo, na cripta foram montados um restaurante, uma lanchonete, os banheiros e uma loja de souvenirs, "conveniências" que não estavam tão comercialmente bem estruturadas da primeira vez que visitei (e que, sinceramente, preferia que tivesse ficado como estava, pois a sensação atual é de estar num shopping, ao invés de um local de interesse histórico).
Quer saber mais? Acesse: Saint Paul´s Cathedral
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário