"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Uma ilha em mim

Fonte: Thiago Miranda
Só, cercada por pessoas; só, uma ilha em mim mesma.
Esse isolamento tão espontâneo quanto forçado me faz questionar minhas escolhas e duvidar de meu discernimento. 
O que tem o coração a ver com esse sentimento? 
Se fosse assim tão simples, não haveria no mundo rios de lágrimas a se fundirem ao mar de emoções que, juntos,  lavam as terras ressequidas de esperança e desilusão. E se não houvesse esses rios e mares, como poderíamos, boquiabertos, contemplarmos um campo árido explodir em cores e formas por um simples sorriso ou um furtivo olhar? 
A complexidade do que é simples às vezes sufoca por querer buscar respostas onde só há perguntas.  As respostas, essas só querem se tornar perguntas; não têm certeza de absolutamente nada. E as perguntas não querem ver-se respondidas; não querem transformar-se em incertezas, dúvidas; pedem apenas que as sintamos; experimentemos; conheçamos os pontos de interrogação que elas nos cravam no peito, sem consciência da dor que nos causam. 
Só, uma ilha em mim mesma, admiro o silêncio desse estado desértico, enquanto imploro pelos sons da ocupação. 
Só, cercada por pessoas; sem respostas, sem certezas; coração vazio de tudo e  tão cheio de perguntas; peito transbordando de emoções conflitantes e doendo pela pressão do vácuo que aperta e estrangula.
Na garganta, um nó que quer virar fala,  mas que se falasse, não saberia o que dizer.
Só, uma ilha que quer tornar-se arquipélago, mas teme virar-se em península.

***

Nenhum comentário: