Fonte: Carinhas Personalizadas |
Aqui na França tenho observado uma quantidade absurda de sites de relacionamento que fazem propaganda na rádio e na televisão e prometem encontrar a pessoa "que corresponda ao seu perfil", com uso do "moderníssimo sistema de cruzamento de dados".
Interessante...
Mais uma vez, retomo o que já havia dito sobre a tecnologia: ao mesmo tempo que aproxima as pessoas, cria distâncias abissais*. As pessoas vivem tão afastadas, tão desconectadas do mundo real, que não se vêem, não se encontram, e daí vem a necessidade de recorrerem aos sites de relacionamento para encontrarem sua "cara metade", "alma gêmea", "metade da laranja" ou como quer que prefiram chamar.
Mais uma vez, retomo o que já havia dito sobre a tecnologia: ao mesmo tempo que aproxima as pessoas, cria distâncias abissais*. As pessoas vivem tão afastadas, tão desconectadas do mundo real, que não se vêem, não se encontram, e daí vem a necessidade de recorrerem aos sites de relacionamento para encontrarem sua "cara metade", "alma gêmea", "metade da laranja" ou como quer que prefiram chamar.
Tudo bem. Toda forma de busca é válida, muito embora "cruzamento de dados" e "correspondência de perfis" não me pareçam expressões muito adequadas à temática de relacionamentos afetivos.
Mas, passemos ao largo da adequação dos instrumentos utilizados.
Mas, passemos ao largo da adequação dos instrumentos utilizados.
Surge, então, um outro problema que, ao meu ver, é ainda mais preocupante: a aplicação do "marketing pessoal" como base para o início do relacionamento. No lugar da autenticidade e da sinceridade, que, sabemos, podem ser assustadoras, as pessoas vão se "moldando" ao que o outro quer ouvir, o que o outro gostaria de encontrar, num verdadeiro contrato de compra e venda que parece com aquelas promovidas por vendedores picaretas de carros usados e batidos, com meia-dúzia de disfarces para os defeitos com os quais você se deparará após 3 meses da compra.
A imagem é fabricada: o sedentário se diz atleta; o que não conhece nem o som do próprio assobio, cantor; a menina que não entende nada de futebol, diz-se "torcedora fanática" do... "peraí, qual o time dele, hein?"; e por aí vai.
E assim as imagens forjadas de uns vão encontrando as imagens forjadas de outros e... a decepção é o caminho mais óbvio e direto desse encontro de personalidades fabricadas, de perfis compatíveis, dae seres formatados.
E, em breve, as pessoas estarão precisando solicitar que o perfil selecionado apresente a certificação ISO 9001, para terem certeza que seu pretenso par possa "de forma consistente e repetitiva, fornecer os bens e serviços de acordo com o que você especificou"** e de que "suas necessidades estejam compreendidas, aceitas e atendidas"**.
* En France - Tecnologia: unindo e separando
**Definição retirada do portal do INMETRO na internet.
**Definição retirada do portal do INMETRO na internet.
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2 comentários:
Olá Jú,
Concordo plenamente com você: Daqui há pouco precisaremos de certificação ISO para investir num relacionamento. Tá dificil, viu? rs
Grande beijo para ti!
http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/
Juju, não deixa de postar não. Saudades de vc minha linda.
ALFEN.
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