Atenas - Acrópole |
Partenon |
Quando se pensa em Acrópole, pensa-se quase automaticamente em Atenas, como se só existisse uma Acrópole no mundo. Contudo, Acrópole, em grego, significa cidade alta e, apesar de ser a mais conhecida, a Acrópole de Atenas não é a única.
A Acrópole de Atenas foi construída nos idos de 450aC (idade média das construções), e hoje, passados quase 2 milênios e meio de história diante de tais edificações, as ruínas do que foram um dia se mantém de pé e se submetem a trabalhos constantes de restauração.
O Partenon, principal templo de Atenas e imagem mais "tradicional" que temos dessa cidade, e é quase que uma visita obrigatória a quem visita Atenas. A construção é imponente e é impossível não sentir vontade de entrar nessa construção, mas a vontade do turista curioso como eu não será satisfeita, pois a edificação é cercada e a visita ao interior é proibida.
Propileu |
O Propileu, portal de entrada da parte sagrada da Acrópole, ainda encontra-se de pé. Durante a "escalada" de seus degraus de pedra, o visitante pode apreciar a vista e a magnitude da construção. Descendo ao pé das escadarias antes de subir em direção do portal. Alguns se sentam nos degraus para planejarem os caminhos a seguir munidos de seus guias e mapas, já que não há muita indicação nos locais.
As Cariátides - Erecteion |
Outra construção que me impressionou foi o Erecteion, templo dedicado à Deusa Atena, ao Deus Poseidon e a Erecteu, semi-deus rei de ateniense.
Na minha opinião, contudo, o que mais me impressionou foram as seis colunas talhadas em forma de mulheres, as cariátides, tamanha a perfeição das esculturas.
Templo de Athena Nike |
Odeon de Herodes Ático |
O Odeon de Herodes Ático é um teatro construído no século I, localizado na Acrópole.
Incialmente, era uma estrutura fechada com capacidade para 5 mil pessoas, mas atualmente é uma estrutura aberta, sem cobertura, com uma imensa arquibancada em arco e um palco localizado próximo à muralha principal.
Odeon de Herodes Ático |
Nenhum comentário:
Postar um comentário