"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

domingo, 17 de julho de 2011

Grécia


As notícias nos jornais do mundo não nos deixam duvidar da crise econômica que se abateu sobre a Grécia. 

 Na verdade, a crise se abateu sobre Portugal, Espanha, Itália, Grécia, em especial em razão da implantação do Euro como moeda da Comunidade Européia, opção que, apesar de aumentar a força econômica da Europa em relação á economia mundial, mas criou diversos problemas para a economia interna dos países da União Europeia.

Na Grécia, contudo, a situação está verdadeiramente calamitosa. As manifestações populares que acontecem por lá não deixam a menor dúvida quanto à gravidade do problema e a solução parece ser a sua retirada da União Européia, com o retorno de sua moeda nacional, opção que vem sendo cogitada.

Apesar da situação econômica, a Grécia continua sendo uma destinação muito interessante. Estive em Atenas e fiquei encantada com a cidade, não apenas em sua parte histórica, mas em todos os cantos.

Outro ponto interessante é a população grega. Antes de embarcar para a Grécia, li um guia sobre o país e encontrei várias referências à "grosseiria" e à "secura" de seu povo. Esse mito, contudo, não foi confirmado nos dias em que estive lá. Fui muito bem tratada pelos gregos, que se mostraram gentis e, até mesmo, brincalhões. A única demonstração de "mau-humor gratuito" que percebi foi no Museu da Acrópole, onde um funcionário da chapelaria me brindou com uma grosseiria desnecessária, mas inofensiva.

Além disso, apesar de não falar nem entender uma palavra de grego, encontrei em todos os lugares a gentileza das pessoas que falavam comigo em francês, inglês ou espanhol, mesmo que, por vezes, o diálogo virasse uma babel.
Talvez por causa da crise, os preços na Grécia são verdadeiramente baixos, sendo possível pegar táxi para as distâncias mais longas e pagar pouco mais que a tarifa de ônibus. Para se ter uma idéia, uma garrafa de água mineral, que nas ruas de Paris custará em média 1,80 euros, na Grécia, custa 0,50 euros.

Verdadeiramente, fiquei apaixonada pela Grécia, por seu povo, pelo seu clima. Senti-me em casa, acolhida, e saí de lá com vontade de voltar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sensassional Juju!
Dia desses, eu iria te perguntar se vc não iria a Grécia, por ser aquele país o berço da maioria das ciências humanas como a astronomia, matamática,artes cenicas e muitas outras.´A Grécia, é certemente parada obrigatória para pessoas cultas como você. Parabéns pelas fotos, que são de excelênte qualidade

Anônimo disse...

Juju,
O comentário acima é meu. Acho que hoje, eu tomei vinho demais e esqueci de por o nome, abraços,

ALFEN.

Anônimo disse...

Ju, sensacionais as suas fotos e comentários. Vamos nos programar pra vc voltar na Grécia comigo e o Bicio.

Ju Foch disse...

Alfen,
realmente a Grécia era um desses lugares que eu queria conhecer em razão de seu passado. Adorei!
Bjs

Ju Foch disse...

Cau,
adorei a Grécia e quero muito voltar! E com vcs será ainda melhor!
Bjs