"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

sábado, 4 de junho de 2011

Conciergerie - Paris

A Conciergerie, residência e sede do Poder Real Francês dos séculos X ao XIV, foi transformado em prisão do Estado em 1392, que ocupava o andar térreo do prédio e suas duas torres. O andar superior era reservado ao Parlamento Francês.

Em 1793, o Tribunal Revolucionário passou a ocupar o primeiro andar do edifício, o que foi justificativa para a transferência de todos os prisioneiros detidos em Paris e algumas províncias. Dali, os prisioneiros, julgados, saiam diretamente para o encontro da morte pela guilhotina; foram 2278 pessoas mortas nesse período sangrento da história e seus nomes ocupam três paredes inteiras de uma sala, em ordem alfabética.

Prisioneira ilustre, Maria Antonieta foi detida em 1793, lá permanecendo até sua morte pela lâmina da guilhotina.

Na visita, pode-se conhecer a última cela ocupada por Maria Antonieta enquanto aguardava seu julgamento. Era uma cela pequena, com uma mesa, uma cama de solteiro e um biombo. Atrás do biombo, dois guardas a supervisionavam, para evitar nova tentativa de fuga. No local onde ficava a primeira cela, de onde foi transferida após uma tentativa de evasão, Luís XVIII mandou construir uma capela.


Enquanto visitava a pequena cela da rainha deposta, reconstituída para dar a idéia de como era à época, com bonecos em tamanho real, ouvi uma conversa entre uma mãe e sua pequena filha. A menina, nitidamente impressionada com o que via perguntou à mãe porque aquela mulher estava presa e a mãe, numa simplicidade esclarecedora, respondeu "porque estava no lugar errado na hora errada; ela era casada com o rei e era austríaca  ". A menina se satisfez com a resposta. Eu não podia deixar de concordar com aquela mãe. Como se explicar a uma criança as barbaridades praticadas pelo ser humano?

O ponto alto da visita, contudo, não é a cela de Maria Antonieta, apesar da curiosidade geral que causa, mas, na minha opinião, é a sala de armas (Salle des Gens d´Armes), com sua impressionante arquitetura. São 64 metros de comprimento por 27,5 metros de largura e pé-direito de 8,5 metros e diversos e impressionantes arcos.

 
A Conciergerie fica aberta à visitação de março a outubro, das 9h30 às 18h00, e, de novembro a fevereiro das 9h00 às 17h00. A entrada custa 7 euros, mas, se você quiser conhecer a Saint Chapelle (que é ao lado), é mais vantagem comprar o ingresso combinado, que custa 11 euros.
















 
Curiosidade: Em francês, chama-se policial de "gendarme", palavra que veio de "Gens d´Armes" ou "pessoas das armas".

***

4 comentários:

Leandro disse...

É um lugar legal de visitar em Paris. Mas é para ver uma vez e está bom!

Anônimo disse...

Achei muito maneiro!! Você não tinha ido antes, correto???

Vinícius

Ju Foch disse...

Concordo com vc, Lê. Uma vez é o suficiente. Mas vale pela história do prédio e pelas fotografias que podemos fazer lá.

Ju Foch disse...

Vini,
Quando vc veio aqui, eu ainda não tinha ido, não. De certa forma, vc aguçou minha curiosidade.
Bjs