"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Giverny - Jardins de Monet


Claude Oscar Monet nasceu em 1840, em Paris, e, com Edouard Manet, Edgar Degas e Auguste Renoir, iniciou o movimento impressionista na pintura, revolucionando-a.
 
Inicialmente, o termo "impressionismo" surgiu como uma crítica ácida e pejorativa feita pelo pintor e escritor Louis Leroy a um dos quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol ", pintado em 1872.

Leroy teria dito:  "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha. " 


Como todo artista da época (e isso não mudou muito, acho), Monet passou por um período de extrema privação. Perseverando em sua arte, Monet, aos 43 anos, começa a experimentar uma melhoria em sua condição financeira, permitindo-se alugar uma casa em Giverny.

 





























































7 anos depois, ele consegue comprar a casa, e os cuidados com os jardins passam a ser uma de suas atividades prediletas. Pelo tamanho dos jardins, Monet conta com o auxílio dos serviços de 6 jardineiros. 

Em 1893, Monet compra o terreno vizinho de sua casa, onde constrói o jardim aquático, que o inspirará a pintar as Ninféias.

Ironia do destino, Monet começa a perder sua visão em 1908, aos 68 anos de idade. A catarata é diagnosticada em 1912, quatro anos após a percepção, pelo artista, dos primeiros sintomas. Em 1923, o impressionista submete-se a uma cirurgia de catarata.

Em 1926, aos 86 anos de idade, Monet falece em Giverny.

A casa em que ele viveu em Giverny ainda continua de pé e bem conservada. O visitante pode entrar e encantar-se com os móveis antigos, as obras expostas na sala de estar, o fogão à lenha e a enorme mesa de jantar, tudo como era na época em que aquela casa era habitada pelo artista.

Os jardins são um espetáculo a parte e visitá-los requer tempo. A ponte japonesa e o barco a remo estão lá e o visitante se sente entrando numa das telas do impressionista.

Para visitar, é possível ir de trem, partindo da Gare Saint Lazare em direção a Vernon. O trajeto dura cerca de 45 minutos e custa 12,10 euros (ida). De Vernon, há um ônibus para Giverny que custa 4 euros (ida e volta).

A fundação Claude Monet fica aberta de 1º de abril a 1º de novembro, das 9h30 às 18h00 e a entrada custa 8 euros (adultos).

Para quem quiser visitar, ou saber um pouco mais sobre Monet, sua arte, sua casa e seus jardins: Fondation Monet








Nenhum comentário: