"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

sábado, 4 de junho de 2011

Jardins de Luxembourg

 


No meu guia de Paris, os Jardins de Luxembourg estão entre os lugares que o turista precisa conhecer. Eu concordo com a indicação e compartilho com vocês algumas imagens desse que é considerado o parque mais chique de Paris.

Aqui em Paris, se o tempo está bonito e o sol dá o ar de sua graça (e ele tem resolvido dar o ar de sua graça todos os dias), os parisienses (de nascença ou de coração) partem aos parques, às margens do Sena ou aos cafés para fazer piqueniques, pegar sol ou tomar um vinho ou uma cerveja gelada.

Nos Jardins de Luxembourg a grama é proibida, mas há as cadeiras metálicas, que são a marca dos jardins, são logo tomadas pelos visitantes que ficam ali, contemplando o tempo passar, lendo, conversando ou "piquinicando" (aqui entre os franceses o piquenique chega a ter um verbo próprio).

Os Jardins foram construídos no século XVII pela Rainha Marie de Médicis e está ornado por aproximadamente 80 estátuas, que fazem do parque um museu a céu aberto. Uma das sequências mais charmosas de estátuas está organizada em semi-círculo voltado para o Castelo de Luxembourg: são as rainhas francesas, todas "velando" o Castelo, onde hoje está localizada a sede do Senado.

















Napoleão dedicou o parque às crianças e até os dias atuais pode-se ver crianças brincando com os pequenos barcos que colocam para flutuar na fonte octogonal diante do castelo.

6 comentários:

Leandro disse...

Eu não tenho grandes simpatias pelos Jardins de Luxembourg... Sei lá, não é o meu lugar em Paris.

Anônimo disse...

Achamos os Jardins de Luxembourg muito bonito, mas o Palácio de Versailles é sensacional!!!

Vinícius

Ju Foch disse...

Lê,
Eu gosto bastante, apesar de não ser o meu preferido.

Ju Foch disse...

Vini,
os jardins do Palácio de Versailles são maravilhosos, mesmo! Vc viu que coloquei algumas fotos de nosso passeio na postagem sobre os Jardins de Versailles na primavera?

Anônimo disse...

Ta aí um lugar que eu gostei muito. Pena que não consegui aproveitar muito, porque apesar do sol ventava e fazia um frio insuportável.
Adorei as fotos! bjks Cau

Ju Foch disse...

Cau,
que bom que vc curtiu as fotos!!!
E da próxima vez que vier, programe um piquenique nos Jardins de Luxembourg! É super parisiense!
Bjs