"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

domingo, 17 de abril de 2011

Fondation Henri Cartier-Bresson

Fonte: Henri Cartier-Bresson
Essa é pra quem gosta de fotografia.

"L’appareil photographique est pour moi un carnet de croquis, l’instrument de l’intuition et de la spontanéité, le maître de l’instant qui, en termes visuels, questionne et décide à la fois. Pour « signifier » le monde, il faut se sentir impliqué dans ce que l’on découpe à travers le viseur. Cette attitude exige de la concentration, de la sensibilité, un sens de la géométrie. C’est par une économie de moyens et surtout un oubli de soi-même que l’on arrive à la simplicité d’expression.
Photographier : c’est retenir son souffle quand toutes nos facultés convergent pour capter la réalité fuyante ; c’est alors que la saisie d’une image est une grande joie physique et intellectuelle.
Photographier : c’est dans un même instant et en une fraction de seconde reconnaître un fait et l’organisation rigoureuse de formes perçues visuellement qui expriment et signifient ce fait.
C’est mettre sur la même ligne de mire la tête, l’œil et le cœur. C’est une façon de vivre."


 

("A câmera é para mim um caderno, um instrumento de intuição e de espontaneidade, o mestre do instante que, em termos visuais, questiona e decide ao mesmo tempo. Para "traduzir" o mundo, é preciso se sentir envolvido com o que se descortina através do visor. Essa atitude requer  concentração, sensibilidade, senso de geometria. É por economia de meios e, especialmente, um auto-esquecimento a que se chega à simplicidade de expressão.
Fotografar: é prender a respiração quando todos os nossos sentidos convergem para captar a realidade fugaz; é por isso que a captura da imagem é uma grande alegria física e intelectual.
Fotografar: é ao mesmo tempo e em uma fração de segundo, reconhecer um fato e a rigorosa organização de formas percebidas visualmente que lhe exprimem e dão significado ao fato.
É alinhar cabeça, olho e coração. É um modo de vida.")

Em Paris, numa pequena e simpática rua de Montparnasse, uma casa moderna abriga a Fundação Henri Cartier-Bresson. A visita à fundação custa 6 euros e o visitante pode se deliciar com as fotografias maravilhosas desse fantástico fotógrafo, pode ver a máquina que ele usava, exposta em uma vitrine, e mesmo os desenhos que ele fazia (infelizmente, essa parte tive de ver de longe, pois o mezanino onde estão expostos os desenhos estava fechado).

Nessa foto, Cartier-Bresson.
No último andar da casa, há poltronas e cadeiras para que os visitantes possam folhear os livros com os trabalho de Cartier-Bresson (1908-2004).

Por uma enorme sorte, fui, sem saber, no último dia de uma exposição fotográfica excelente de David Goldblatt, vencedor do prêmio HCB de 2009, com fotos fantásticas sobre Joanesburgo.

Para quem quiser conhecer, a Fundação Henri Cartier-Bresson está localizada na 2, Impasse Lebouis, 75014 Paris, e fica bem perto das estações "Gaité" da linha 13 (saída 1, sentido Rue de l´Ouest) ou "Edgard Quinet" da linha 6 (saída no sentido da Rue de la Gaité).

Mais informações: Henri Cartier-Bresson 


***

Nenhum comentário: