"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

domingo, 17 de abril de 2011

Pontes e muros

Li na postagem Catando a poesia que entornas no chão, do blog A monga e a executiva, "Perdão. Perdão se hoje fui um muro. Quem sabe um dia possa ser sua ponte."

Aquilo me emocionou extremamente. Fiquei pensando em quantos muros encontramos ao longo de nossas vidas. E quantas pontes, quantas pessoas que surgem para nos ajudar a atravessar um rio agitado, um momento turbulento em nossas vidas. E quantas pessoas são muros por não saberem que podem ser pontes. 


Fiquei pensando nas vezes em que eu mesma tive de ser muro, mesmo que alguns tijolos de minha estrutura não desejassem a rigidez do muro. E quantas vezes, feliz, fui ponte, mesmo que para pessoas que preferiram não atravessar. Mas fui ponte, mesmo assim. A travessia é a escolha do outro, e, quanto a ela, só o que podemos fazer é respeitar.

Na minha vida, em um momento, tive de ser um muro enorme, intransponível, inatingível. Fui muro, mas doeu muito em mim. Peguei os tijolos e alinhei-os para virar ponte, mas o choque do muro já havia imobilizado quem deveria atravessá-la. Imobilizou-se tanto, que tornou-se muro. Enorme, intransponível, inatingível. E eu, ponte, tentando chegar no fim do caminho, em cuja estrada há um muro, que um dia pode ser ponte.

***

Um comentário:

Anônimo disse...

Juju,
Que belas e lindas palavras a respeito da reflexão da vida. De fato, há ocasiões que somos muros, outras seremos pontes e é assim a vida.
A ocasiões que nem queremos ser muro, mas acabamos sendo por força das circunstâncias e a outras que nem sabemos que somos muros porque estamos no imaginário alheio.
Abraços e parabéns pelas postagens inteligentes.


ALFEN