"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Albi

Albi é uma comuna francesa do departamento de Tarn que está localizada a 85Km de Toulouse e que foi incluída como patriomônio mundial pela UNESCO em 2010.

Um amigo querido me levou a conhecer esta cidade que é um verdadeiro banquete visual. 

Um pouquinho da história de Albi:

A primeira ocupação humana data de 3000 a 600 aC. Em 1040 dC Albi, até então uma medesta cidade, experimenta um crescimento urbano que justifica a contrução da Pont Vieux (Ponte Velha), que trouxe riquezas a cidade, uma vez que os viajantes que cruzavam a ponte tinham que pagar um "pedágio".

Em 1208, em razão da perseguição aos Cathars, vários habitantes de Albi foram queimados e a cidade foi anexada à coroa francesa

Por ordem do bispo Bernard de Castanet, no final do século XIII, foi inciada a construção da Catedral de Santa Cecília, absolutamente impressionante por seu tamanho e pela riqueza de detalhes.






Foi em Albi, no ano de 1864, que nasceu Toulouse-Lautrec, pintor pós-impressionista e litógrafo, famoso por retratar a vida boêmia de Paris, vida boêmia esta que lhe custou a própria vida, pois faleceu aos 36 anos de idade de sífilis.

É em Albi que está localizado o Museu de Toulouse-Lautrec, em que podem ser vistas não somente as obras do pintor, como também seus cadernos com desenhos e esboços. Se quiser saber um pouco mais sobre o museu, você pode acessar o site.

Nenhum comentário: