"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Enquanto isso no cafofo do Osama

A notícia veio da Casa Branca: "a justiça foi feita".

Osama Bin Laden, o inimigo numero um dos Estados Unidos da América, estava morto. Executado numa ação militar.

Justiça? Não! Execução. E nem me venha com o discurso de massa de que ele foi responsável por milhares de mortes e merecia morrer. Não defendo Bin Laden, mas a ordem jurídica. Ele tinha que ser preso, julgado, condenado, responder pelos crimes praticados e, se aplicável fosse a lei americana, ainda que condenado a morte, a pena seria executada e, só então, a Justiça teria sido feita.

A declaração do presidente americano pegou mal aos olhos do mundo e ele tentou "melhorá-la": Osama se escondia atrás de uma mulher. Assim a execução fica mais justificável. Legítima defesa de terceiros.

Mas a explicação parece não ser suficiente e a
mulher-escudo, como num passe de mágica, se multiplicou, e Osama agora se escondia atrás de mulheres. Quem sabe assim fique melhor, né, Obama?

Ótimo. Mas o fato (?) é que Osama está morto. Você não viu? Não se preocupe! Quando o corpo chegar aos Estados Unidos da América do Norte, terra de CSI, será realizada e documentada uma autópsia para determinar qual o tiro foi responsável pela morte e em que condições foram disparados os tiros...

Ah, não?! Não tem corpo? Não tem perícia? Não?!

Ah! Desculpe! Distração minha. Esqueci que na terra das produções cinematográficas não tem lei... Virou "Piratas do Caribe" e alguém gritou "homem ao mar!"

Fonte: Jornal da Tarde
Opa! É melhor não usar essa palavra, porque "homem" tem direitos e se sujeita às regras de convívio impostas pela ordem social... É melhor não dizer nada. Olha para um lado, olha para o outro e... Pluft! Joga o corpo aos tubarões.

A desculpa é das mais esfarrapadas: é para que o sepulcro não vire local de peregrinação... Ah, tá... O roteiro pode até ser fraco e o enredo questionável, mas a certeza é que Carochinha já era; o bom agora é históra da Casabranquinha...

No fim, o importante, mesmo, é que Obama, com a morte do Osama, fortalece sua imagem política diante de sua sociedade de consumo em que até o pensamento parece ser enlatado e pronto para uso.

***

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Juju!
E ainda existe o fato de os EUA terem execultado essa ação totalmente a revelia do Paquistão, desrrespeitando totalmente a normas de direito internacional sobre os direitos do homem e a soberania dos países da qual, os EUA é signatário.
É bem verdade que aquele pequeno país é aliado político do TIO SAN mas nesse caso, houve uma execução.

abraços

ALFEN

Anônimo disse...

Olá Ju,

Seu texto me fez refletir tal qual o texto de Guará Matos (http://afogandooganso.blogspot.com/2011/05/osama-e-hipocrisia.html)

Grande beijo para ti!

http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

Leandro disse...

E o pior é que a população da nação mais "evoluída" do mundo cai nessa.

Anônimo disse...

Pois é ...
acontece que 90% do povo americano queria a execução do cara.
Eles foram lá e fizeram, ou melhor, disseram que fizeram e inventaram provas do fato .....rs.
Quem vai contestar oficialmente ?
O Brasil ?
Brasil-colônia, rico em commodities ?
Futura Venezuela ou Líbia ?
Quem ?

Marilia disse...

Excelente a reflexão! Concordo em número, gênero e grau!
Beijos!