"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Formas de silicone

Essa postagem é um momento dona-de-casa total. Então, meninos, fiquem à vontade para passar a outra postagem. 

Estou encantada com as formas culinárias em silicone. 

Para um almoço com os colegas do estágio, decidi preparar um pudim de leite, daqueles que fazemos no Brasil e que aqui você não encontra de jeito nenhum.

Como não tenho forno, mas apenas um microondas, não poderia usar uma forma de pudim "tradicional" (em alumínio) - que eu também nem tenho, mas tudo bem. Comprei, então, uma forma de silicone para experimentar.

Nunca tinha cozinhado com esse tipo de material, apesar de ter experimentado (e adorado) uma esteirinha de silicone para apoiar os morangos banhados em chocolate que preparei para o aniversário de um amigo (Comemoração do aniversário de Stephane)

Já tinha visto algumas matérias aqui na França sobre as formas em silicone, sua versatilidade e a mania que tais formas viraram entre as francesas.

De fato, esse material é bem interessante: aguenta temperaturas de -40 a 220ºC e pode ir ao forno tradicional, ao microondas e ao freezer. Além disso, é antiaderente (não precisa ser untado) e é super fácil para desenformar e para limpar.

No meu caso, como disse, fiz um pudim de leite com calda caramelizada de açúcar e na hora de desenformar foi só virar sobre o prato, sem aquela agonia de sacudir a forma e passar a faca nos cantos.
 
Esse tipo de forma, por aqui, chega a ser mais fácil de encontrar que a forma em alumínio e o preço, também, é bem razoável, custando entre 4 e 15 euros.

Para quem curte cozinhar, fica a dica!

***

Nenhum comentário: