"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pedras e vidraças

Uma grande amiga sempre falou que é muito fácil ser pedra, o difícil é ser vidraça. E ela podia dizer, pois estava vidraça.

Eu nunca gostei de ser pedra. Na verdade, sempre me esforcei para não sê-lo. Sempre tentei me colocar no lugar da vidraça, entender suas motivações, suas atitudes.

O interessante é que, nos colocando no lugar do outro, é possível termos uma visão bem diferente daquela que temos quando estamos na imponente da cadeira de espaldar alto de "juízes do mundo" e o dedo em riste começa a deixar transparecer toda a ridicularidade de sua soberba.

Por circunstâncias da vida, um belo dia, me vi vidraça e percebi que, apesar de minha postura de não-pedra, ainda assim as pedras eram atiradas contra mim, então vidraça, e que essas pedras malditas machucam mais do que eu imaginava.
Fonte: Tá na boca do povo

Isso não fez, contudo, mudar minha convicção; continuo a acreditar que, mesmo estando vidraça, não quero ser pedra, ainda que as pedras de hoje virem as vidraças de amanhã.

É bem verdade que julgar é mais fácil que entender, criticar é mais fácil que observar, e as fofocas... ah, as fofocas... essas são sempre mais apimentadas e interessantes que os fatos. Mas eu prefiro os caminhos menos trilhados; junto-me aos que observam, analisam, entendem, sentem empatia e se ateem aos fatos, pois só assim posso ter a tranquilidade de saber que não causei a qualquer vidraça a dor da pedra injustamente atirada.

***

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ju,

Concordo com sua sábia amiga: É muito mais fácil ser pedra que vidraça, dado a tamanho egoísmo que nos encontramos...

Que bom seria se mais pessoas se colocassem no lugar alheio como você!

Grande beijo para ti,

http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/