"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Selo Dimensional

Estava realizando uma pesquisa na Internet, em razão do estágio, e acabei encontrando uma matéria que tratava sobre um selo desenvolvido pela ANAC, inspirado nos selos de consumo de energia elétrica dos eletrodomésticos, para classificar o espaço entre as poltronas dos aviões.
De acordo com a matéria, o espaço médio da distância glúteo-joelho de um passageiro brasileiro é entre 55-65 cm. Nem preciso dizer que me peguei medindo a minha distância e que imagino que algumas das pessoas lendo esta postagem também sintam essa curiosidade. Entao, se você é uma dessas pessoas, meça! Ninguém está olhando...
Voltando ao assunto sério : de acordo com o selo, as aeronaves serao classificadas de A a E, da seguinte forma :
A – espaço entre poltronas superior a 73 cm
B – espaço entre poltronas entre 71 e 73 cm;
C – espaço entre poltronas entre 69 e 71 cm;
D – espaço entre poltronas entre 67 e 69 cm; e
E – espaço entre poltronas inferior a 67 cm.

Ainda segundo a informação, as companhias aéreas regulares que operem aeronaves com mais de 20 lugares deverão incluir a informação (selo) no sistema de vendas de passagens e exibir o selo nas aeronaves, a partir de março do presente ano.

Curiosa que só, dei uma pesquisadinha no site da Gol e da Tam para ver se elas ja exibiam os selinhos, mas nao encontrei nada ; talvez eu não tenha pesquisado direito (ok, eu até simulei uma compra de passagem, mas tudo bem), talvez a exigência tenha caído por terra (nao encontrei nenhum relato disso na net, nem mesmo no site da ANAC) ou, talvez, elas ainda nao estejam cumprindo a determinação…



Sobre a notícia:   
G1

7 comentários:

Leandro disse...

Vou voar hoje. Vou aproveitar para perguntar pelo selo da aeronave. Vamos ver no que isso vai dar...

Anônimo disse...

Juju, bom dia!
Linda, as veses eu fico pensando porque o Brasileiro tem a mania de colocar questões menos importantes em pauta. Não que não seja válida a iniciativa mais...eu creio que fiscalizar a segurança de Võo por este país a fora seja mais importante.
Pesquisas recentes apontam que nossos radares não fazem a leitura de todo o espaço aéreo brasileiro, além do velho problema da escala apertada dos controladores de Võo,e entre outros. Acho que um dia ainda chegaremos lá,


bjsss,

alfen

Leandro disse...

Ninguém nunca havia ouvido falar no selo.

Ju Foch disse...

Lê,
esperava seu feedback. Ninguém tinha ouvido falar e, no entanto, está em vigor... sem comentários... rs
Bjs

Anônimo disse...

Olá,
estou com uma tendinite no braço e estou com dificuldades de escrever mas... continuo acompanhando o seu BLOG tá. Disse a Valéria outro dia que meu curso sobre história cultural da EUROPA termina quando vc retornar. Não fazia idéia de lugares como a casa de cera de Londres entre outros. Bacana seu blog Ju.

Abraços,


alfen

Ju Foch disse...

Obrigada, Alfen!
Cuide bem do braço! Tendinite é terrível mesmo, tem que tratar direito! Melhoras!

Anônimo disse...

A Czech Airlines é sensacional!!! Espaço amplo entre as poltronas como nenhuma do Brasil...

Vinícius