Vi esta foto nas atualizações de amigos no Facebook e tomei a liberdade de copiá-la para compartilhar aqui no Blog, pois achei fantástica.
É uma foto tirada numa padaria e que pretendia informar que todos os produtos ali expostos continham glúten, tendo em vista o crescente número de pessoas que não consomem alimentos que contenham glúten...
Em seguida, fiz uma pequena pesquisa sobre o tema e cheguei a conclusão que "só sei que nada sei".
Como em tudo na vida, há os que defendem a abolição do glúten da alimentação, alegando que ele formaria uma "cola" no organismo e que causaria aumento de peso e, principalmente, uma "barriguinha básica"... Na matéria que encontrei no portal da Secretaria de Recursos Humanos do Senado na Internet, chega-se a afirmar que "Intestino sem glúten produz serotonina e gera alegria"... (http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal70/saude_contem_gluten.aspx) .
Essa informação me causou certa surpresa, pois, salvo engano, a serotonina é produzida pelos neurônios e não há neurônios no intestino, certo? A não ser que seja um "intestino genial"...
Pelo que pesquisei: "Caminhar, sexo, rir, assim como qualquer esporte feito com prazer (não por obrigação) aumenta a produção de Neurotransmissores. Alguns alimentos também, mas engordam (chocolate)"... (http://www.mentalhelp.com/Rubens_Pitliuk.htm).
Há, ainda, os que defendem que a "crucificação do glúten" é, em verdade, um "modismo", pois o consumo do glúten só deve ser evitado por quem sofre de doença celíaca, que é um distúrbio causado pela intolerância ao glúten, que faz com que o corpo libere substâncias que danificam a mucosa do intestino, prejudicando a absorção dos nutrientes dos alimentos, mas que, no Brasil, há apenas 1 celíaco num universo de 600 pessoas (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG77376-8055-470,00.html).
Enfim, há opinião para todos os gostos, mas que a plaquinha certamente ajudou a aumentar a produção de serotonina de quem a leu, ajudou, não é?
Ou você vai dizer que não riu?
***
2 comentários:
Quem tem a doença doença celíaca deve evitar glúten, mas os glúteos estão liberados...
Dependendo da qualidade dos glúteos, o apetite pode ser bastante estimulado! Tenho alguns em mente... Rsrsrs
Vai estimulando "minha criança", vai!
rsrsrsrs
Muito bom, né? ;)
Postar um comentário