"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

domingo, 28 de novembro de 2010

Decoração de Natal

O Natal se aproxima e os enfeites natalinos começam a aparecer nas decorações por todos os lugares.

Eu sempre fui fã dessa festividade e da decoração de Natal, que brinco que é a oportunidade institucionalizada para sermos "cafonas", enchermos a casa de luzes piscantes e enfeitarmos um pinheiro com muitas bolas e pingentes coloridos.

Então, resolvi deixar aqui no blog uma dica sobre a tradição da decoração de natal que vem sendo cada vez mais esquecida: as datas para montar e desmontar a árvore de natal.

Que o Natal é uma festividade cristã de celebração do nascimento de Jesus, isso todos sabemos. Certo? E que comemoramos no dia 25 de dezembro, também não tem novidade... Mas que o dia 25 de dezembro não é, necessariamente, o dia real do nascimento de Jesus, isto já é algo que alguns não sabem, mas que é bem razoável de ser verdade, certo?

Mas você sabia que há um dia para montar a árvore e outro para desmontá-la?







A árvore de natal é tradicionalmente montada no dia 06 de dezembro, em homenagem a São Nicolau, o Papai Noel, um bispo que teria morrido em 06/12/342 e que era conhecido por ser protetor dos pobres, em especial as crianças carentes, com cujas educação e moral se preocupava.







 


 Já para desmontar a árvore, a data é 06 de janeiro, em homenagem aos Três Reis Magos, Belchior, Baltasar e Gaspar, que teriam sido guiados pela estrela de Belém por vários dias até chegarem ao recém-nascido menino Jesus, a quem presentearam com incenso, mirra e ouro. visitado e presenteado o recém-nascido menino Jesus.





Nenhum comentário: