"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O segundo mês

Hoje completo dois meses na França. 


As saudades de casa, da família (meus "cãochorros" inclusive), dos amigos, do trabalho, enfim, de tudo o que me é familiar, continuam aqui comigo;  são minhas companheiras de viagem. Mas já me sinto mais "em casa", afinal, a casa é onde está o nosso coração, certo?

Já fiz amigos na turma e, nos finais de semana, normalmente há algo de interessante a fazer com eles.
Como contei aqui no blog, somos 12 alunos de mestrado na turma, além de um número variável de estagiários, que muda a cada semana. Na turma de mestrado há, como em qualquer turma, panelinhas; na verdade, são 3 "panelinhas": um grupo composto pelos mais novos, recém saídos de faculdades (5), um grupo dos "profisisionais" (3) e o outro composto pelos africanos. As panelinhas existem, mas não são herméticas; todos convivem em harmonia durante a semana, mas, normalmente, não se veem no final de semana... O engraçado é que percebi que eu circulo pelas três panelinhas tranquilamente e que todos me incluem em suas programações, o que faz com que me sinta um pouco mais "protegida".

Mas uma coisa é fato: sinto muita, muita, muita falta de ser abraçada pela minha família e pelos meus amigos! As pessoas aqui "não se tocam"... Sério! Aperto de mão e, no máximo (atenção ao MÁXIMO), dois rápidos beijinhos na bochecha (no melhor estilo "beijinho de madame") é o limite! Qualquer coisa a mais que isso, dá problema! E assim, eu, que sempre recebi (e dei) abraços de meus familiares e de meus amigos (e até da Bybba - minha "cãodela" que adora dar abraços) estou a dois meses sem sentir esta maravilhosa troca de carinho!

Ah! Em tempo, explico que não tenho nada contra "madames", viu? Usei a expressão "beijinho de madame" apenas para ilustrar um beijinho bem superficial, quase sem encostar na pessoa, pois, normalmente, vemos essa modalidade de beijinho quando uma mulher está maquiada e não quer correr o risco de estragar sua maquiagem (ou "marcar" a pessoa beijada). Então, "madames", "peruas" e afim, não se ofendam comigo, até porque eu mesma tenha uma porção "perua" bem acentuada! rs.



Voltando ao assunto, depois desse longo parênteses, em dois meses já fiz 6 (seis) provas,;1 planta de aeroporto regional; muitos e muitos e muitos cálculos (inclusive com exponenciais - socorro!); e 6 trabalhos dirigidos. Já perdi noites de sono estudando para provas. Já tive dor de garganta 2 vezes por causa do frio. Já tive que lavar muita e muita e muita roupa (cada dia são pelo menos 3 blusas sobrepostas! Bendita seja a lavanderia!) e já perdi a conta de quantas vezes eu faxinei o meu apErtamento, que, apesar de ser mínimo, suja com muita facilidade! Já participei de algumas confraternizações com os colegas de turma. Já ensinei português aos colegas. E já ri muito com eles.


Óbvio que nem tudo são flores, mas como disse um amigo meu na nossa formatura, para mim o céu é sempre azul e os campos são sempre verdes... prefiro deixar de falar das coisas que me chatearam, preocuparam e consumiram nesse período e dar destaque as boas coisas! Afinal, já que da vida só levamos as lembranças,  que eu leve apenas as boas!


As fotos foram obtidas no site do Google na Internet (www.google.com)

***

2 comentários:

Claudia disse...

Ai amigaaaa, sinta-se abraçada por mim pelo Bibício, por todos os seus amigos que aqui estão morrendo de sds de vc. MUUUUUUITOS BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!!!! TE AMO!!!


AH, adorei estas fotos de babys. rsrs

Ju Foch disse...

Oba!!!
Adorei os abraços!!! E o carinho!!!
Saudades de vcs!!!
Beijos