"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Socorro

Acessei a Internet para saber como estava a situação no Rio de Janeiro depois de quase uma semana da instalação de um verdadeiro "clima de guerra" em virtude de atos de facções criminosas que dominam o tráfico de drogas local e que estariam se insurgindo contra as ações políticas das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Foto de Sergio Moraes/Reuters - http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/violencia-no-rio-de-janeiro
As notícias já chegaram aqui e os telejornais franceses transmitem as informações sobre a "guerra" no Rio de Janeiro... Péssimo para a imagem do país, o que pode causar sérios prejuízos, em especial em razão da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Foto que ilustra matéria da CNN na Internet  (http://edition.cnn.com/2010/WORLD/americas/11/24/brazil.rio.violence/index.html)

No portal da Copa na Internet, é afirmado que, segundo Ricardo Teixeira, o clima de violência na cidade não prejudicará os jogos e que "o Rio de Janeiro terá o clima de paz necessário para realização de jogos da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2013" (http://esportes.r7.com/futebol/noticias/comite-organizador-diz-que-violencia-no-rio-nao-vai-atrapalhar-copa-de-2014-20101125.html).

Tudo bem... A Copa vai acontecer; os Jogos Olímpicos, também. Ok. Mas e os turistas? E a imagem do País? 

É óbvio que as notícias atuais preocupam os turistas que poderiam querer conhecer o País durantes tais eventos; preocupam a todos! Se até mesmo os que vivem e sempre viveram no RJ (e, portanto, estão "mais acostumados" a não se preocupar tanto com as "ondas de violência") estão assustados, o que dizer dos que não conhecem a cidade?

Ao mesmo tempo que Ricardo Teixeira reafirma que os jogos acontecerão e que a violência atual não servirá de empecilho, Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro, pede a população que "não recue," pois "O que está acontecendo agora deve ser um ponto de virada na história do Rio” (http://www.copa2014.org.br/noticias/5806/EDUARDO+PAES+PEDE+REACAO+DA+SOCIEDADE.html).

Não recuar? A população do RJ está acuada, pressionada e impressionada.; como poderia recuar ou não recuar? É preciso que as autoridades públicas garantam a segurança da população; é a população que precisa perceber e poder confiar na proteção do Poder Público, e não o contrário...

A população precisa, sim, "desadormecer" seus corações... Isso que está acontecendo na nossa querida "Cidade Maravilhosa" não pode ser visto com olhos de "naturalidade"; isso não é normal! As providências devem ser tomadas pelas Autoridades Públicas e cabe a população cobrar isso de seus administradores.

***
Socorro
Arnaldo Antunes

Socorro!
Não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar
Nem pra rir...

Socorro!
Alguma alma mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada...

Socorro!
Alguém me dê um coração
Que esse já não bate nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena, qualquer coisa!
Qualquer coisa que se sinta...
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva...

Socorro!
Alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento
Acostamento, encruzilhada
Socorro! Eu já não sinto nada...

Socorro!
Não estou sentindo nada [nada]
Nem medo, nem calor, nem fogo
Nem vontade de chorar
Nem de rir...

Socorro!
Alguma alma mesmo que penada
Me empreste suas penas
Eu Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada...

Socorro!
Alguém me dê um coração
Que esse já não bate
Nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena qualquer coisa!
Qualquer coisa que se sinta...
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva...

7 comentários:

Anônimo disse...

Ju,

É realmente muito triste o que está acontecendo com a nossa Cidade Maravilhosa...

Até abri mãos dos meus planos de viajar em dezembro para lá! Imagina o sufoco que os moradores estão passando??

Grande beijo para você!

http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

Edu Corrêa disse...

Muito bom o link situação-música, Ju. A canção-apelo é bonita, em contraste com este monstro social. Me veio agora a imagem de David diante de Golias... Resta saber qual dos dois somos nós, os homens (e as mulheres, claro) de bem.

Ju Foch disse...

Edu,

espero que sejamos o Davi e consigamos vencer esse terrível gigante! Pelo nosso próprio bem!

Bjs

Claudia disse...

Miga,

Apesar do susto pela primeira vez vimos alguém fazendo algo...
Durante muitos anos tivemos a nossa cidade abandonada pelas autoridades, fechando os olhos para o que estava acontecendo. Dessa vez não, a resposta foi imediata.
Foi um susto sim, mas temos que acreditar que algo mudou ou esta mudando para melhor, principalmente para aquelas pessoas que viviam sob o domínio do tráfico todos os dias.

Ju Foch disse...

É verdade! Esperemos que, como eu disse ao Edu, vençamos esse gigante feroz (tráfico) e vivamos em paz!

Alexandre Ferreira disse...

Querida amiga, nossa situação é próxima de outras grades capitais globalizadas. O que peço no Rio de janeiro é o comprometimento da sociedade, pois muito reclama e nada faz, começa pelo usuário e transforma-se no complexo do alemão. Aprendi (e continuo aprendendo) na pele a importância de procurar o melhor, mudar uma simples opinião é muito difícil. Nossa cidade precisa disso, mudar conceitos, buscar novos horizontes. Bjs!!!

Ju Foch disse...

Querido,

vc tem toda a razão! Quando as pessoas aqui na França vem falar da violência e do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, como sendo algo muito absurdo, sempre defendo que o Rio de Janeiro é uma cidade turística, e, como TODA cidade turísitica, tem violência... Quanto ao tráfico, existe em qualquer lugar do mundo.

Também concordo com vc quanto ao comprometimento da sociedade, pois enquanto tiver "mauricinho" e "patricinha" financiando atividades ilícitas, para se divertir na "balada", o tráfico continuará a existir.

Mais ainda, acho que nossa sociedade deveria interessar-se mais pelos homens e mulheres que estão incumbidos de zelar pela ordem, a começar pelo pagamento de salário compatível com o risco a que estão expostos em prol de nossa sociedade.

A única crítica que fiz (e faço) foi à forma como nossas autoridades se manifestaram, "transferindo" à sociedade uma responsabilidade que incumbe ao Poder Público, o que está instituído na Constituição Federal.

Talvez tenha sido em razão do calor dos acontecimentos; talvez tenha sido erro dos acessores de imprensa na escolha das palavras; talvez tenha sido o que se quis dizer, mesmo; não sei...

Mas o fato é que AMO MUITO A NOSSA CIDADE e CONFIO NAS NOSSAS AUTORIDADES PARA ASSEGURAREM O RETORNO DA ORDEM!