"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os sonhos existem


Esta foto tirei passeando pelas ruas da Cidade Medieval de Carcassonne. É uma loja cujo nome "Les rêves existen" quer dizer "Os sonhos existem"...

Achei interessante que essa vitrine sempre (todas as vezes em que passei por ela) tinha gente parada diante dela, olhando, maravilhadas, os "sonhos" que estavam ali expostos. É uma loja que tem brinquedos e enfeites delicados para casa e já apresentava alguns enfeites lindos de natal... Ou seja, é uma loja que atrai todas as pessoas, de todas as idades, assim como os sonhos, que não exigem idade, sexo ou gênero para serem sonhados.

Estou olhando essa foto a dias e me perguntando qual seria o momento ideal para compartilhá-la com vocês, pois não queria que ela fosse misturada às fotos "turísticas". Não sei. Achei que a poética da foto (e do tema) merecia um destaque...

Pois eis que o momento se apresenta...

Com o que você sonha?

Não estou falando dos sonhos que sonhamos dormindo (e logo esquecemos, na maioria das vezes);.Não. 

Pergunto dos seus sonhos mais pessoais, mais íntimos; aqueles que se sonha acordado e se espera e almeja (e sonha) e planeja ver realizados.

A vida é um descortinar de sonhos. Dos que sonhamos dormindo e dos que sonhamos acordados. Tudo o que fazemos entre eles é o caminho para alcançá-los. Por isso, tem tanto sentido quando alguém diz que a sua vida é um sonho (ou um pesadelo), pois depende da sua própria atitude, do que almeja, do que produz (mesmo que "apenas" intelectualmente), do tipo de energia que faz circular ao seu redor (energia de criação ou de destruição, de nascimento ou de morte, de luz ou de trevas). Não há nessas energias qualquer conotação de "bem" ou "mal", pois são conceitos complementares e que precisam-se mutuamente para existir, é o equilíbrio.

Tudo é sonho. Tudo é realidade. Tudo é revestido de tamanha subjetividade, que sonho e realidade são meros pontos de vista dos quais ninguém pode dizer se é certo ou errado; simplesmente, é.

E sonhos existem. Felizmente, existem!

E não se encontram em vitrines, não importa o quanto procuremos, o quanto fiquemos estáticos diante de um reluzente vidro.

Sonhos existem e devem ser vividos, plenamente vividos; nunca "comprados", pois o que se compra não é um sonho, mas uma mera ilusão.

Então, vivam e sonhem! Sonhem e vivam! E sejam plenamente felizes, na medida dos sonhos que vocês se permitirem sonhar.

***

3 comentários:

alexandro.x.pinheiro disse...

Oi, como esta a Dra. mais linda do mundo?
De fato, os sonhos não só alimentam o imaginário humano, como também enobrece a alma, quando fazemos deles metas e objetivos conquistados. os sonhos são subjetivos sim mas em nosso imaginário, são tão reais quanto a vida cotidiana, se de fato quisermos que ele venha a ser fato concreto. Eu também tenho um mais o meu, ainda esta no plano da subjetividade mas espero que ele não fique por lá muito tempo. Bjss, de seu amigo, ALFEN.

Ju Foch disse...

Querido,
a "Dra. mais linda do mundo", eu não sei, mas eu estou bem. rsrsrs
Sinto saudades de todos e, por incrível que possa parecer, até das PECs, mas o curso é muito bom e fazer esse mestrado está sendo uma experiência muito interessante.
Beijos

Anônimo disse...

Foi uma idéia muito legal! Só quero dizer obrigado pela informação que você tem compartilhado. Basta continuar a escrever este tipo de post. Eu serei o vosso fiel leitor. Obrigado mais uma vez.