"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A gota

Fonte: Vi-ver Repensando Conceitos
Li essa passagem no livro "Comer, rezar, amar":

"Qu´une goutte se fonde dans la mer, tout le monde peut le comprendre, mais peu comprennent que la mer est contenue dans la goutte" frase atribuída a Kabir, poeta místico da Índia medieval, que viveu entre os anos de 1440 e 1518.

Confesso que não conhecia nada sobre o poeta e fui pesquisar na Internet, tendo encontrado referências na Wikipedia, segundo as quais Kabir seria um poeta que teria desdenhado de qualquer tipode designação ou filiação religiosa e para quem a vida, por si só, já é uma interrelação entre Deus e a alma individual, em prol de união e harmonia.

A frase citada diz, numa tradução livre, "que uma gota se incorpore ao mar, todos podem compreender, mas poucos compreender que o mar está contido na gota".

Amei tanto a citação, que a escrevi no meu quadro branco no meu quarto, próximo a mesa de estudos, para que eu possa lê-la e refletir sobre seu significado para além do que as palavras exprimem...

***

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Ju,

Realmente o livro tem frases e ensinamentos muito bacanas! Fiquei absolutamente apaixonada...

Com certeza será e grande inspiração para seus estudos e reflexões.

http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/