"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

quinta-feira, 31 de março de 2011

Alugar um apartamento em Paris: uma maratona

Para um francês, alugar um apartamento (ou melhor, um apErtamento) em Paris é uma verdadeira maratona. Pesquisas na Internet, cuidados para não cair em golpes, visitas aos imóveis, entrevistas em imobiliárias, mais cuidados com os golpes, papéis e mais papéis a apresentar e taxas altíssimas de remuneração a serem pagas às agências imobiliárias, isso SE e QUANDO encontra alguma coisa...

E quando encontra, ainda há, normalmente, uma quantidade enorme de interessados que chegam a dar lances pela locação, como se estivessem num leilão.

Parece difícil, né? Mas isso é moleza se comparar com o que passa um estrangeiro para conseguir algum lugar para morar em Paris.

Em Paris, para tentar encontrar onde morar em razão do mestrado, contei com o apoio de um amigo do curso que resolveu "vestir a camisa". Como eu dispunha de 2 dias na "cidade da luz", ele se dispôs a dedicar esses dois dias a me ajudar a encontrar um imóvel. Juntos telefonamos a meio mundo e andamos por toda Paris, durante um dia inteiro, visitando todas as imobiliárias que encontrávamos. Andamos tanto que consegui bolhas enormes nos meus pés. 

E apesar do empenho, na maior parte de nossa busca, não encontrávamos imóveis disponíveis. E quando achávamos alguma coisa, mesmo que em alojamento estudantil, a resposta era, inevitavelmente, a mesma: não é possível alugar para um estrangeiro que não tenha fiador na França.

Num dos alojamentos estudantis, chegaram a me solicitar uma garantia bancária no valor de 01 (um) ano de locação!

No fim, contudo, "Papai do Céu" resolveu interferir. Fomos visitar um imóvel de que eu havia gostado (em minhas buscas pela Internet) e que  era bem localizado. O proprietário, compatriota de meu amigo, disse que gostou muito de nós dois e  que alugaria o apartamento para mim, mesmo sem fiador. O problema era que havia 2 pessoas na nossa frente e se uma delas quisesse alugar o apartamento, como ele havia empenhado sua palavra, teria de cumprir.

Saímos do apartamento e meu amigo, ansioso, preferiu parar num restaurante perto para jantar e aguardar a resposta do proprietário, já que os dois candidatos que estavam antes de nós iriam visitar o apartamento ainda naquela noite.

Depois de uma hora, fomos novamente recebidos pelo proprietário que, nos serviu doces marroquinos, e nos resumiu os acontecimentos dos últimos 60 minutos. Dos dois interessados, o segundo da fila, um italiano, queria alugar o apartamento, irritou-se por saber que havia fila e saiu chutando o ar; o primeiro da fila , também queria o imóvel, mas viveria lá com sua namorada. O proprietário o convenceu de que o imóvel era pequeno demais para duas pessoas e, depois de um telefonema, encontrou um imóvel um pouco maior para atender às necessidades do rapaz.
Assim, exaustos, depois de mais de 13 (treze) horas de busca, encontramos o lugar em que viverei pelos próximos 6 meses, nessa nova fase do curso.

Chaves na mão, buscamos minha mala no hotel em que eu a havia deixado e meu amigo me levou para o meu novo cantinho para que eu pudesse descansar e passar a primeira noite no lugar a que chamarei de lar.

Finalmente, essa fase da maratona estava vencida!


***

3 comentários:

Leandro disse...

Juju, desculpe, eu estou chegando agora nesse cantinho, mas não consigo evitar perguntar: você está em Toulouse ou em Paris? Se quiser, pode me responder por e-mail, e aí eu pego os detalhes com você.
Bjos!!!

Ju Foch disse...

Leandro, tudo bom?
Eu estava em Toulouse desde o final de setembro do ano passado. Nessa última sexta, contudo, me mudei para Paris.
Bjs grandes.

Anônimo disse...

Oi Ju,

Sera q voce me poderia passar o site q usou para achar o apartamento? eh q estou indo para Paris em Abril para fazer um curso de 6 meses mais ainda nao consegui achar lugar pra ficar... voce acha q seria mais facil se eu procurar uma vez q chegasse la? E onde vc ficou enquanto procurava o imovel?!
Mas nao atrapalharia no proceso do visto se so tenho um hostel como endereco?

Aguardo a sua resposta.
Obrigada,
Daniela