"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

terça-feira, 15 de março de 2011

Colo, carinho e proteção

Há uma semana, aproximadamente, meu avô adoeceu. Estava com dificuldade de respirar e meu tio o levou ao hospital, onde descobriram um edema pulmonar. Foram realizadas duas punções e retirados 2 litros de líquido de seus pulmões. Ele ficou internado e está fazendo os exames necessários para saber o que lhe aconteceu. 

O vovô é um homem ativo, lúcido, forte, que trabalha até hoje e não se deixa abater facilmente; no segundo dia no hospital já estava tentando convencer o médico que ele poderia receber alta e que voltaria depois para fazer os exames... E, "modernoso" que só ele, lá estava meu avô, no hospital, conectado à Internet e falando com a neta pelo Skype!

Mas o coração da neta aqui fica apertadinho.

Sei que ele é forte, mas é meu avô, eu o amo e, não tem jeito, bate o medo da perda, da despedida forçada a que todos teremos que nos submeter, mais cedo ou mais tarde. E o coração fica pequenininho. E a distância faz com que nos sintamos ainda mais impotentes, obrigados a nos conformarmos com as notícias que vem dos parentes pela Internet.

E, como não me faço de rogada, aprendi que, mesmo que a cultura aqui seja diferente, gente é gente em qualquer lugar, e, mesmo aqui, tenho amigos com que posso contar.

Ontem, coração apertadinho, pedi colo a um amigo. Ficamos conversando por horas até que eu me sentisse melhor para poder dormir mais tranquila.

E como amigos são amigos, não importa a distância, recebi um e-mail de uma querida amiga, com quem não falava havia algum tempo.O seu e-mail chegou assim, inesperadamente, com palavras de carinho que me fizeram lacrimejar. Fiquei emocionada por receber o carinho dela e saber das notícias dos nossos amigos do trabalho. Ela não sabe da minha preocupação com o meu avô, mas o e-mail não poderia ter vindo em hora mais adequada.

Um pouco mais tarde, um e-mail de outro amigo do trabalho, igualmente carinhoso, ajudando a encher o meu "potinho" de carinho e cuidado.

No finzinho da tarde, uma amiga aqui da faculdade, de uma outra turma, veio me visitar e conversar um pouco.

Taí... Sou um ser de muita sorte por ganhar carinho de pessoas tão queridas que a vida me deu a oportunidade de conhecer.

***

Ah! E acabo de receber a notícia de que o vovô já fez todos os  exames necessários e receberá alta amanhã. Os resultados dos exames ainda vão demorar a ficar prontos, mas, pelo menos, a vida de meu avô começa a voltar ao normal.

***

4 comentários:

isabel disse...

Jú,
Fiquei muito feliz em saber que meu email chegou em boa hora e que te ajudei de alguma forma...
vc é muito querida por todos no trabalho, lembramos de você sempre! Nós somos muito sortudos por você fazer do nosso grupo.
Beijocas

Ju Foch disse...

Delícia de comentário, Belzinha!
Obrigada!
Bjs cheios de saudades!

Guto disse...

o outro e-mail foi o meu???? rsrsrs poxa q bom q te confortou irmãzona!! rsrsrs
Sempre junto;)
Bjss

Ju Foch disse...

Foi, sim, querido! Estava com saudades de vc e seu e-mail veio na hora certa!
Bjs em vc, meu irmãozinho do coração!