"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

domingo, 6 de março de 2011

Se nada der certo, me mando para a Tunísia

No final de semana, saí para passear com uma amiga tunisiana de 23 anos de idade que está fazendo faculdade de engenharia na ENAC.

No meio de nosso papo ela me conta que, se chegar aos 27 anos e ainda não estiver casada, volta para seu país de origem. A forma como ela falou, como se essa fosse a decisão mais lógica do mundo, me surpreendeu, pois eu não conseguia entender a ligação entre a idade, o casamento e o retorno à terra natal. Não resisti. "O que tem uma coisa a ver com a outra?"

E a explicação: na Tunísia, se uma mulher não estiver casada até seus 27 anos, já está "passando do ponto". Então, se ela não se casasse aqui até essa idade, voltaria para sua terra natal.


(Não preciso nem dizer que me imaginei como uma fruta que faz força pra não cair do galho apesar de ser chacoalhada pelo impiedoso vento do tempo...)

Mas o poço de perguntas aqui não resiste e solta mais uma: "Mas se você voltar para a Tunísia, você ainda vai conseguir casar?"

"Claro!" (E a pessoa aqui, entendendo menos ainda. Como assim? Claro?! Pra mim, está tudo escuro.).

Diante de minha cara de ponto de interrogação, ela me apresenta os motivos de sua certeza: em primeiro lugar, sua beleza; em segundo, sua formação intelectual, afinal será uma engenheira formada; em terceiro, o fato de ter vivido na França. De acordo com seu "currículo", ela, na Tunísia, mesmo aos 38 anos, conseguiria se casar com um rapaz de 25 anos...

Então está decidido: se nada der certo, me mando para a Tunísia! Meu passe deve valer alguma coisa por lá...

***

6 comentários:

Paulo Dilascio disse...

Seu passe vale muito em qualquer parte do Rio de Janeiro tb ! Beijos !

Anônimo disse...

Era pra sair como anônimo...rs.

Ju Foch disse...

rsrsrs
Obrigada, querido!
Bjs

Yara Cunha disse...

Ju, nem precisa se preocupar e nem ir para a Tunísia, vc. eh "hors concurs"...tem um curriculum maravilhoso...bonita, inteligente, culta e muitas cositas mas... É muito curriculum para uma pessoa só... rsrsrs Bjs. Mommy

alexandro.x.pinheiro disse...

Bom, não sobrou nada para comentar. Também não precisa porque faço minhas as palavras de todos os comentários que vi sobre o tema. Bjsss

Claudia disse...

Hahaha muito bom Ju! É loucura tentar entender a cultura de outros paises. Bem, como sua mamy falou seu currículo é sensacional. Mas lembre-se sempre de pedir para que abram o pote de palmito. rsrs