"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Aprendendo

Logo que cheguei aqui, estranhava a constatente pergunta "ça va?", que é o equivalente do nosso "tudo bem?".

Como tenho certa implicância com o "tudo bem?", pois sempre achei que era mera formalidade dos tratos sociais, o "ça va?", coitado, não foi bem recebido assim logo de cara. Achava-o estranho. Para que perguntar se você não quer realmente saber se está tudo bem? 
 
No entanto, depois de observar um pouco, com o espírito menos "protegido", vi que me equivocara quanto à interpretação do "ça va?"

Ao contrário do nosso "tudo bem?", o "ça va?" não é mera formalidade e só percebi isso quando experimentei mudar minha resposta.

Como não tenho o hábito de perguntar muito sobre a vida das pessoas, por achar que isso pode, às vezes, ser um ato um tanto invasivo, ao ouvir a pergunta "tudo bem?", respondia que "sim, tudo bem" e ali dava por encerrado o assunto. Percebi, contudo, que deveria experimentar perguntar à pessoa quanto a ela. "E você? Tudo bem?" Coisa que fazemos "no automático" em português e que, normalmente, nos leva ao resultado final já previsto: "tudo" e acabou aí; sem troca, sem nada.

Mas qual não foi minha surpresa ao perceber que as pessoas queriam, sim, saber se estava tudo bem, e trocar experiências. E à minha pergunta, seguia-se uma resposta  sobre se estava ou não tudo bem e, normalmente uma nova pergunta: "o que você fez no final de semana?", por exemplo.

E foi aí que percebi que o interesse é real, eles querem mesmo saber o que eu fiz no final de semana, e compartilhar o que fizeram nos seus dias de descanso, e falar sobre as coisas de suas vidas e saber da minha. E como essa troca é saborosa.

Ao simples fato de não só responder a pergunta, mas de perguntar também, eu não estava sendo invasiva, mas, sim, demonstrando interesse pelo outro e isso muda tudo.

Como é interessante a vida. Se prestarmos atenção, estamos sempre tendo a oportunidade de aprender algo novo.

E você? "Ça va?" 


***

Nenhum comentário: