"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Château de Versailles

A primeira vez que estive na França foi quando, adolescente, pedi aos meus pais que, ao invés de festa de 15 anos, me enviassem para estudar na Inglaterra, num intercâmbio em que eu pudesse morar com uma família britânica e, assim, passar por um período de estudo intensivo de inglês.

Depois de concluído o curso na Inglaterra e antes de retornar ao Brasil, os alunos, que tinham sido distribuídos por várias escolas ao longo do Reino Unido, se reencontraram na França para passear por uma semana.

Essa foi minha primeira experiência aqui na França. E nessa primeira experiência, tive o prazer de conhecer o Castelo de Versalhes, localizado na Ile de France, a pouco mais de 20km de distância de Paris.

Fiquei encantada pela suntuosidade do castelo e, dessa vez, passados muitos anos da primeira visita, fiz questão de lá voltar e, principalmente, de proporcionar a minha mãe esse banquete visual.


Vista de uma das janelas do castelo para a entrada principal.
Para chegar lá, não tem mistério e não custa caro. Tem uma linha de trem (RER C) que parte de Paris em direção a Versailles Rive-Gauche* e cuja estação final é a alguns passos do castelo. A viagem leva cerca de 40 minutos e custa, ida e volta, cerca de 6 euros por pessoa e o bilhete pode ser comprado na estação do metrô de Paris.

O Castelo de Versalhes, à época de Luís XIII, era uma casa de campo e de armas do Rei, mas Luís XIV, o Rei Sol, a transformou num extravagante e exuberante castelo, onde, a convite do Rei, viviam os nobres franceses, a quem Luís XIV "distraía" com banquetes e atividades culturais.

Após a morte de Luís XIV, seus descendentes mantiveram toda a "pompa" real criada pelo seu ancestral, mas com Luís XVI, o reinado veio ao fim, quando em 1789, durante a Revolução Francesa, ele, sua esposa, Maria Antonieta e os filhos do casal foram detidos, vindo, rei e rainha, a serem  condenados e executados alguns anos depois, em 1793.














O passeio pelo castelo pode consumir algumas horas, mas, certamente, não serão horas perdidas. O excesso de detalhes nos obriga a olhar para todos os lados de cada cômodo, inclusive para os tetos, sempre ornamentados com pinturas, esculturas e cristais.

 

Nas fotos acima, os quartos do Rei Luís XVI e da Rainha Maria Antonieta, separados por um enorme corredor, pelo qual, durante a Revolução Francesa, a rainha teria tentado escapar dos revoltosos para se refugiar nos aposentos de seu marido.
Os jardins do Castelo de Versalhes são mundialmente famosos pela sua vastidão e pela enorme quantidade de fontes e esculturas espalhadas ao longo de sua extensão. Infelizmente, no dia em que fomos vistitar o castelo, em razão da neve, os jardins não estavam abertos a visitação, pelo que tivemos que nos contentar com o que podíamos ver dos jardins pelas janelas do castelo.

Mesmo assim, cobertos de neve, os jardins deixam ver toda sua exuberância e continuam encantadores.






* Se você quiser fazer esse passeio, atenção ao detalhe: o destino do trem que parte de Paris é Versailles-Rive Gauche e não Versailles-Chantier e a confusão entre as duas estações pode importar numa enorme distância para o castelo.

***

Nenhum comentário: