"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Caminhamos


Os passos se misturam na estrada. Os meus e os seus. Os deles, também. E se misturam aos nossos de tal forma que não mais os distinguimos. São todos deles. São todos nossos.
 De tanto caminhar, em algum momento, já não sabemos mais de onde partimos nem aonde pretendíamos chegar. Simplesmente caminhamos e deixamos o curso da vida seguir; livre, errante.
Fazemos nossas escolhas. Escolhemos o rumo a tomar, a estrada a seguir, mesmo que já não nos lembremos de nossas reais motivações.
Se algum dia reencontraremos o início da trilha, não nos cabe saber. Seguimos. Caminhamos.
E levamos conosco a nossa bagagem emocional, a única que nos é realmente importante. A única que nos faz sermos exatamente quem somos; únicos.
E levamos conosco as nossas lembranças, algumas boas, outras nem tanto. As lembranças do que vivemos; do que sentimos; do que ouvimos, dissemos ou calamos.
Das lembranças ruins, tentamos nos livrar. É peso morto. Só pesará nossas mochilas e atrapalhará nosso caminho. Não precisamos delas, mas das lições que elas, nem sempre gentis, nos ensinaram. As liçoes, sim, levamos. Mas levamos com doçura, sem peso.
As boas lembranças, essas carregamos em nossa mochila da vida, mesmo que, às vezes, por defesa, por necessidade ou por puro medo, precisemos afundá-las e soterrá-las com outras memórias.
Nem sempre, porque elas são boas, elas se tornam fáceis. Às vezes, justamente por serem boas, as lembranças machucam e não conseguimos lidar com elas. E lá vão elas para o fundo da mochila...
Se um dia as poderemos tirá-las de lá, não nos cabe saber. Seguimos. Caminhamos.
E assim se passam os dias, que se transformam em semanas, que viram meses e, quem sabe, anos.
Quanto tempo se passará até que encontremos o rumo certo a seguir, não nos cabe saber. E seguimos. E caminhamos. E esquecemos. E lembramos.
Nesse constante fluxo a que chamamos vida.

***

5 comentários:

Yara Cunha disse...

Excelente!!! Seus textos, são verdadeiros poemas. Com muita cadência e emoção transmitem e nos envolvem em suas experiências. Me faz presente em seu"Caminhamos".
Suas narrativas, com fluência, expressividade e emoção me faz sentir participante neles e deles.

Yara Cunha disse...

Suas narrativas, com fluência, expressividade e emoção me fazEM sentir participante neles e deles.
RSRSRS. Sorry!!! errei na concordância. Quem mandou não estudar direitinho... rsrsrs bjs.

Yara Cunha disse...

Parabéns!!!! Vc. é maravilhosa!!! Te amo muito. Bjs.

Claudia disse...

Nossa, lendo esse texto vieram tantas lembranças...
Pensei,vou me manifestar...mas sua mamy já disse tudo. Parabéns! Estou conseguindo ficar pertinho de vc só lendo os seus textos. BJKS

Ju Foch disse...

Obrigada, mommy e Cau.

Fico feliz de que vcs se sintam mais pertinho de mim com o blog. Essa sempre foi a minha idéia: manter meus amigos queridos pertinho de mim, mesmo que a distância real exista.

Beijos com muito carinho,

Ju