"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

domingo, 5 de dezembro de 2010

Coisas da vida

Convivemos com muitas pessoas ao longo de nossas vidas; colegas de trabalho, de classe, de chopp; amigos verdadeiros para toda a vida; amigos verdadeiros por um período determinado; conhecidos; desconhecidos...

Há aquelas pessoas de que não nos lembramos jamais; ou não lembramos de seus nomes, ou de suas feições, ou de ambos; passaram por nós sem deixar rastros.

Há aquelas que cruzaram nossas vidas, sem que percebêssemos, quase sem deixar rastro, deixando uma leve lembrança, sutil, mas que, tempos depois, ressurgem, e  se fazem presentes como nunca antes.

Há aquelas de que nos aproximamos por um breve momento e percebemos que as levaremos para o resto de nossas vidas (a maioria dos meus mais queridos amigos entraram na minha vida assim).

Há aquelas que sempre estiveram lá, ao nosso lado, e é até difícil de imaginar o mundo sem elas.

E há aquelas que, mesmo que não façam parte de nossas vidas, por elas passaram e deixaram marcas indeléveis. Aqueles amigos que imaginávamos que seriam inseparáveis, mas que, simplesmente, não estão  mais lá; se foram no silêncio desse agitado mundo, tomando estradas distintas, seguindo rumos outros que não os nossos, mas que, por algum motivo especial, partilharam conosco um momento importante de suas vidas (e das nossas, também). E por isso serão sempre lembrados com tenro carinho.

Enfim, tenho verdadeira paixão pelos meus amigos, sejam eles amigos de um caminho, uma estrada ou uma vida inteira, e penso com carinho especial em cada um deles, admirando suas características especiais e únicas; e a cada um dou um espaço em meu coração para que possam chamar de casa.

***

3 comentários:

alexandro.x.pinheiro disse...

Verdadeiramente, existem sim classes de amigos dos mais variados gêneros e tudo que temos que fazer é nos conformarmos com os caminhos que cada um deles tomaram. Faz parte do grande jogo. As veses pessoas que nunca mais vimos serão para sempre lembradas, enquanto que outras, apesar de muito perto, serão sempre no máximo, bons amigos. Encarar com naturalidade, é o remédio ideal para se dar com essa situção que apesar de seu aspecto corriqueiro, costuma mexer com o imaginário humano; vai depender muito de pessoa para pessoa. Na verdade, também faz parte do grande jogo, onde nós somos apenas coadjuvantes nesse universo chamado vida. bJSS.

Anônimo disse...

Olá Ju,

Também sou apaixonadíssima pelos meus amigos! Eles são a família que a vida nos dá de presente!!

Grande beijo p/ vc e obrigada p/ partilhar esses passeio maravilhosos que tem feito conosco!

http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ju, lindo texto, lindo mesmo. Você tem sempre muita inspiração e paixão nas suas palavras. O que você escreveu não merece um adendo sequer apenas a certeza de que uma amiga como você é mesmo uma dádiva.
Bjs irmãzona...rsrsrs
Gu