"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

domingo, 12 de dezembro de 2010

Divagando sobre o ser humano

Fonte: http://www.ritaalonso.com.br/?p=15791
Uma pessoa muito querida, "tio de coração" (e não é "tio sukita", viu?), me presenteou com a seguinte frase: "o ser humano é muito mais forte do que pensa e muito mais frágil do que gosta de demosntrar".

Fantástico!

Simples, direto e certeiro. Anotei na mesma hora e coloquei no meu quadro branco próximo a minha mesa de estudos aqui em Toulouse, pra que eu me lembre sempre.

Eu sou, sim, muito mais forte do que penso, e acabo por descobrir isso a cada desafio vencido. E sou, igualmente, bem mais frágil do que costumo demonstrar.

Não fui educada para ter (ou demonstrar) fraqueza e, muitas das vezes, as "fraquezas" alheias me enervam. Mas fraqueza e fragilidade são coisas distintas; o difícil é lembrar dessa sutil diferença...

Conversava com um amigo sobre a necessidade que tenho de me sentir protegida, ao que ele me respondeu dizendo que eu não "precisava" de ninguém para me proteger. Mas quem falou em precisar? Eu gosto da sensação, gosto de me sentir protegida, independente de precisar ou não.

E querer se sentir protegida é admitir-se frágil, reconhecer sua própria fragilidade; mas isso, isso não é fraqueza.

Fonte: http://jaquesiqueira.wordpress.com/
E diante desse papo, percebi que eu não tenho medo de mostrar minhas fragilidades e de pedir proteção e colo e carinho quando quero e preciso. E que sou, sim, muito mais frágil do que (normalmente) poderia querer demonstrar a qualquer um, mas que, àqueles em que confio (e pelos quais me sinto protegida), demonstro sim, sem medos ou falsos pudores. Demonstro, e choro, e ligo para "Deus e o mundo", e peço aquilou de que estou precisando: uma palavra, um gesto, um ombro, ou tudo isso junto.

Estou em constante busca de mim mesma e essa é a certeza de que estou verdadeiramente viva.

E sou uma pessoa movida pelo coração. Ele manda em mim mais do que eu nele. Fazer o que? Sempre tivemos essa relação, eu e ele. E nunca me arrependi de assim o fazer,  meu coração sempre me levou aos caminhos certos, às pessoas certas, ainda que isso tenha lhe custado uma cicatriz aqui e outra ali. Isso também faz parte da experiência de estar viva.

Sou, sim, uma pessoa em constante construção (e "desconstrução"). E essa é a beleza de não se ter tantas respostas e muitas perguntas.

E adoro conhecer meus pontos fortes e aprender com meus pontos fracos, e descobrir que os pontos fortes podem ser fraquezas e os pontos fracos, verdadeiras fortalezas.

Não precisamos ter todas as respostas do mundo (nem devemos), mas precisamos, sim, fazer todas as perguntas...

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc anda mto romântica hein??? rsrsrsrs
Bjs Gu

isabel disse...

Jú querida,

Eu disse q ia voltar... rsrs!!!
Só queria dizer q concordo com cada palavra. Fragilidade e fraqueza são coisas completamente distintas. E sabe d uma coisa, Jú? Sou frágil igual a você. Eu ADORO me sentir protegida e como vc, não PRECISO disso, apenas gosto... e olha, eu tb n hesito, nem por um instante, em pedir colinho qdo quero... assim, dou oportunidade às pessoas q gosto e gostam de mim de demonstrarem carinho, o que é sempre bom tb, rsrs! Ah sim, pq eu sou assim meio carentinha, sabe? Adoro cavar um carinho, rsrs!

Beijocas Jú,
Bel