"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

domingo, 12 de dezembro de 2010

Festa Surpresa da Aurélie

Ontem foi aniversário da Aurélie, colega do curso de mestrado. Ela é de Paris e, portanto, está aqui "longe" dos seus amigos e familiares (não tão longe quanto eu, mas está longe...). Laurine, outra aluna do mestrado, e que mora aqui em Toulouse, decidiu, então, organizar uma festa surpresa para Aurélie, idéia a que aderi instantaneamente. Nos cotizamos para a compra do presente e Laurine se encarregou de escolher o lugar em que iríamos fazer a comemoração. Num primeiro momento, a idéia era irmos a uma pizzaria, o que ficaria dentro dos "orçamentos" individuais de todos nós, estudantes...

No fim, contudo, houve uma deliciosa mudança... A Laurine conseguiu uma reserva na boite mais badalada daqui, super VIP, de entrada restritíssima, e onde dois colegas do grupo já tinham sido "impedidos" de entrar.

Pois é... Fiquei chocada de saber, mas aqui na França, os seguranças decidem quem pode e quem não pode entrar em determinados lugares "mais seletos"... É quase um estudo de fisionomia... E o preconceito impera: negros e árabes são barrados com mais facilidade... Se a roupa não é "chique" o suficiente: barrado. Se o sapato não é "o último grito da moda": barrado.

Diante dessa "novidade" absurda, perguntei se isso não violava a legislação nacional; se não havia previsão contra esse tipo de discriminação, e, surpresa, descobri que há, mas que as coisas funcionam assim... e os "censores", os seguranças "fisionomistas", jamais lhe dirão o verdadeiro porquê de terem impedido a entrada de determinada pessoa, evadindo-se por meio da frágil alegação de que a casa estava lotada, por exemplo.

Meu amigo que me explicava tudo isso é francês, de Paris, mas tem ascendência muçulmana (evidente  em suas feições). Enquanto me contava isso, me convidou a olhar em volta, passar os olhos por todas as mesas do local (pois de onde estávamos, podíamos ver todas as mesas), e procurar uma única pessoa que fosse afrodescentente, ou de origem mulçulmana (sem contar com ele)... E a constatação: não havia um único ser humano além dele que tivesse tais características étnicas de forma aparente... Revoltante constatar que isso é uma realidade aqui na França!
Alunos das turmas de MA e MTA
Enfim, surpresa ruim a parte, o lugar era até interessante.

Sentamos em frente a cabine do DJ, que "mandava bem", apesar da "apatia" geral do público.

Todos ouviam as músicas, conversavam, bebiam, comiam seus pequenos "tapas", fumavam seus cigarros, charutos e afins... mas ninguém, absolutamente ninguém, dançava.

Depois, enquanto conversava com a aniversariante, que acabara de completar 23 anos de idade, ela me perguntou minha idade, pois, segundo ela, era muito difícil de advinhá-la, uma vez que com a vida profissional que eu já tenho "nas costas", eu não poderia ter a idade média das pessoas naquele grupo (22 a 24 anos), mas a feição era de uma pessoa de seus 26 anos... Ego "massageadíssimo," revelei: tenho 31 anos de idade e... adooooorooooo! rs
Aurélie (a aniversariante), Ju (euzinha), Kamal e Antony

***

Um comentário:

Claudia disse...

Amiga vc esta ótima na foto!
...Por isso que essa galera qdo vem para o Brasil se acaba na noite...eles ficam fazendo "o social" nas boates aí! rsrs