"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

domingo, 26 de dezembro de 2010

Instituto do Mundo Árabe

Como estivemos há pouco tempo em Paris, eu e minha mãe, e fizemos os programas turísticos tradicionais, resolvemos inovar um pouco. Comprei um pequeno guia de viagem "Paris en quelques jours" ("Paris em alguns dias"), que recomendo, e fui vendo o que havia de "diferente" para fazermos.

Resolvemos, então, conhecer o Instituto (museu) do Mundo Árabe.

Apesar de estar localizado em um grande edifício (cuja fachada é fascinante), o museu  em si não é muito grande; divide espaço com outras searas de propagação cultural, todas, evidentemente, ligadas a cultura árabe.

A despeito de seu tamanho, contudo, o museu possui em seu acervo peças interessantes, que vão desde a antiguidade até a arte contemporânea, passando pela caligrafia e pelas ciências de matemática, astronomia, química.



Uma obra que estava em exposição e que me impressionou bastante foi a escultura "Chalom", criada pelo artista Georges Jeanclos (nome real: Georges Jeankelowitsch), em 1990. A riqueza dos detalhes me seduziu de tal forma que, de tudo o que vi, essa foi a imagem que mais tive desejo de compartilhar. 

O portal do museu na Internet é http://www.imarabe.org/ e há a possibilidade de visualização da página em inglês (na página principal, lá em baixo, à esquerda tem uma janelinha que permite escolher o idioma).

***

2 comentários:

Edu Corrêa disse...

Estive numa expo agora em dezembro no CCBB, "Islã". Sobre a arte produzida nos países islamicos. Adorei. Pesquisando sobre muxarabi, na web, deparei-me com uma foto da fachada deste museu; considero lindíssima.

Rina Soares disse...

Oi amiga, sempre tive vontade de visitar o Instituto do Mundo Arabe e nunca consegui....que ótimo post! Adorei. Será ponto certo na próxima ida à Cidade Luz! Aliás, que frrrrrio heim?! Beijo grande.