"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Escandalosa

Fonte: Blog "Nutrição, a música do corpo"*
Tenho dois amigos queridos, ambos magros, ambos gulosos e ambos comilões... 

Um, quando começa a sentir fome, brinca que é o momento de alimentar a Jurema, seu bichinho de estimação, uma solitária...

O outro, esse acho que nem sabe o que é sentir uma "fomezinha básica"; está sempre com fome (ou "gulodice"). Passar perto dele com qualquer coisa comestível é certeza de ser "atacada", pois, diferentemente do primeiro, ele não tem uma solitária, mas várias "acompanhadas"...

Tenho me lembrado muito deles. pois a minha barriga, sempre tão "educadinha", agora deu pra me fazer passar vergonha...

Não tenho uma Jurema, nem várias acompanhadas, mas, durante uma aula que se prolongou um pouco mais do que o esperado, invadindo o horário do almoço, minha barriga resolveu deixar bem claro que não estava satisfeita com o desrespeito ao seu direito de receber comidinha, ainda que por "comidinha" entenda-se aquela "ração" muito mais ou menos do refeitório da faculdade. Resultado: a minha barriga resolveu fazer um piquete escandaloso, começando um rongo longo (muito longo), sentido e barulhento que dizia: "Ei, aquele iogurtezinho da manhã já foi embora! Manda algo novo!"

A coisa foi tão feia que achei que um colega que estava sentado ao meu lado tinha escutado a reclamação...

E, já que a escandalosa já tinha me feito passar essa vergonha presumida, achei melhor confirmar (e evitar que o barulho fosse mal interpretado). Virei-me para ele e confirmei minhas suspeitas. Perguntei se ele tinha escutado minha barriga roncar e ele brincou comigo dizendo que tinha achado que era um avião. Fazer o que, não é mesmo? Tem coisas que precisamos "levar" na brincadeira!

Ah! Mas como sempre podemos aprender algo, saí dessa experiência com duas novas expressões em francês: "mon estomac crit" e "l´estomac gargouille", que significam, respectivamente, que o "meu estômago grita" e "o estômago gorgoleja**"... E diante dessas frases, dá até pra imaginar o barulhão que a escandalosa da minha barriga fez, não é?


** Gorgolejar = produzir som de gargarejo

***

Nenhum comentário: