"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Château Comtal


Como não poderia deixar de ser, na Cidade Medieval há um castelo, o Castelo Comtal (Le Château Comtal), castelo este que nos idos de 1130-1150 era considerado o mais moderno do Ocidente.

O castelo está parcialmente aberto a vistiação. Parcialmente, pois há várias áreas que são fechadas (o que me deixa com aquele gostinho de "quero mais"...). Mas as áreas abertas estão muito bem sinalizadas e contém explicações interessantes que nos fazem viajar no tempo e imaginar como viviam as pessoas ali...

















 Logo na entrada, há a foto de uma estátua feminina de formas largas (quase carrancudas) e atrás da estátua, um bloco de pedra que, olhando com cautela, se revela a verdadeira estátua, já destruída pelo tempo. Aquela estátua, que outrora ficava localizada na Porte Narbonnaise, um dos acessos à Cidade Medieval, e que hoje foi substituída por uma réplica, é a escultura da princesa Carcas, que, segundo a lenda, seria responsável pelo nome da cidade: Carcassonne.

De acordo com a lenda, exposta na placa ao lado do monolito, "A princesa Carcas, esposa do sarraceno Ballak, ao ver Carlos Magno levantar sítio de sua cidade, mandou tocar os sinos. As pesso e as, então, gritaram: 'Carcas Sonne' e assim surgiu o nome da cidade".

Maquete da Cidade Medieval.
No dia em que fui visitar o Castelo, fazia muito frio e chovia, mas isso em nada tirou a beleza do lugar e a minha vontade de conhecer e fotografar tudo...

Há, logo no início da visita, uma grande sala em que os visitantes são convidados a permanecer para assistir a um vídeo (documentário) que conta um pouco da história do castelo, das disputas de que foi palco e do trabalho arqueológico e arquitetônico para sua reconstrução. É um documentário muito interessante mas que, infelizmente, não está a venda; apesar de haver uma dezena de DVDs a venda, nenhum aborda a questão arquitetônica e arqueológica... Uma pena.

Mas a visita continua e, passo a passo, os visitantes são brindados com imagens, ângulos e luzes que encantam e apaixonam.







Ao fundo, a Catedral da Cidade Medieval.
 
Do castelo, a visão de uma das muralhas e, ao longe, a cidade baixa.
Do alto do castelo, a Cidade Baixa.
 


De dentro do Castelo, a vista para a Catedral.

Um pouco de história e dados (que se igualam ao contido no guia local que adquiri) podem ser encontrados na http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadela_de_Carcassonne).

2 comentários:

Edu Corrêa disse...

Rolava eu o post, enquanto lia e via suas belas fotos (gostei da 7888) e me veio o pensamento:

"Sinto falta de Ju nas fotos do blog... Acho que ela, como eu, entre fotografar e posar para fotos, prefere a segunda opção."

E não é que fui agradavelmente surpreendido na última imagem da postagem?! Adorei ter te visto!

Ju Foch disse...

Ficou legal, né? E o símbolo usado como "moldura" da catedral nesta foto é o contorno do símbolo que tenho tatuado em minha nuca.