"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Igrejas

Não tem como conhecer a Europa sem se curvar diante da magnitude de suas igrejas e catedrais...

Sempre fico me questionando quantas pessoas trabalharam até a exaustão; quantas mãos, joelhos e pés sangraram para que aquilo tudo fosse erguido; quantos morreram no caminho...

No final de semana passado, guiada pelas dicas que obtive no guia Frommer´s, lá fomos eu, minha câmera, minha mochila e um mapa, para o centro de Toulouse.

Em dois dias fui a La Basilique de Notre-Dame La Daurade, Basilique Saint-Sernin, Cathédrale Saint-Etienne, Église Notre-Dame du Taur e Couvent des Jacobins.

Cinco igrejas em dois dias... Acho que só aí já consigo um abatimento nas minhas orações, certo?

Brincadeiras a parte, das cinco igrejas que visitei, somente a pequena Église ND du Taur não é citada no guia.



Église des Jacobins

É considerada um destaque arquitetônico em razão de seu estilo gótico e do uso de tetos em forma de "palmeiras".

Fica no fundo de uma rua, mas é fácil encontrá-la, pois sua arquitetura, realmente, se destaca...

Dentro dela, em volta de uma pilastra, foi instalada uma grande plataforma espelhada, ao redor da qual as pessoas se posicionam para admirar o teto da igreja e o efeito visual causado pelos espelhos.


Casais de todas as idades se divertem tirando fotos com o uso dos espelhos, tendo o teto da igreja como fundo.















Basilique Notre-Dame La Daurade

Ao que consta no guia, seu nome decorre do dourado que cobre parcialmente sua fachada, de estilo barroco (que eu não fotografei... ops!).                                                                                Seu principal destaque é a estátua da Virgem Negra (esculpida em 1807), a que os moradores locais atribuiríam poderes especiais.Nas imediações da basílica, a beira do La Garrone, há um parque público, La Daurade, onde as pessoas se reunem para bater papo. 



 


Basilique Saint-Serrin

Terminada em 1096, é considerada a maior, mais bela e pura igreja romanesca da Europa.

Nesta balísica, tem-se a possibilidade de visitar a cripta, que guarda relíquias dos apóstolos e do primeiro bispo de Toulouse, além de um espinho que se atribui ter integrado a Coroa de Espinhos.




Cathédrale Saint-Etienne

Esta catedral foi projetada e construída entre os séculos XI e XVII (isso mesmo, XVII. Não é erro de digitação, não.).





Pelo longo tempo decorrido durante sua construção, esta catedral mistura estilos e, por isso, alguns críticos a desprezam...
Eu, particularmente, que não sou crítica, nem nada, achei interessante.

Há mistura de estilos? Há, sim. Se fosse uma mulher, essa catedral seria, sem dúvida, uma "perua"... Mas é uma catedral bonita, com muita informação visual, e que requer tempo para apreciá-la.

Passei um bom tempo dentro dessa catedral. Andei por todos os espaços dela e me sentei várias vezes para observá-la, aproveitando, inclusive, para "tirar uma casquinha" de uma missa de primeira comunhão que acontecia naquele momento em que estava lá.


Por fim, a pequena e esquecida Église Notre-Dame du Taur

Encrustrada entre outras construções, a Igreja de Notre-Dame du Taur não chama atenção e nem convida quem por ela passa a conhecê-la. Na verdade, não sei o que me atraíu até lá...

Pequenina, escura e absolutamente vazia, sem sequer um pároco. Esta é a ND du Taur.

Apesar de seu ar "abandonado" e da impossibilidade de encontrar qualquer informação histórica sobre ela (tudo que encontrei foram os dados das atividades religiosas lá realizadas - http://toulouse.catholique.fr/rubriques/gauche/le-diocese/les-paroisses/doyenne-du-centre-ville/paroisse-notre-dame-du-taur-1), achei-a "simpática" e resolvi incluí-la aqui nesse espaço...

 
 

Espero que tenham gostado do passeio pelas Igrejas de Toulouse...

Tenho uma amiga queridíssima que me disse, certa vez, que não aguentava mais viajar para ver "pedras" e "tijolos velhos"... Não me lembro se foram exatamente essas as palavras, mas foi esse o sentido... Ela deve estar querendo me matar, né?!

Um comentário:

Edu Corrêa disse...

"projetada e construída entre os séculos XI e XVII"... Isso é que é uma "obra de igreja" de verdade! Kkkk

Obrigado pelo passeio! Tá bom: você aproveitou bem mais, mas eu curti mesmo assim. Depois de ver tantas igrejas em Tiradentes, Ouro Preto, Congonhas e S.J. Del Rei, faço uma pequena idéia do que você viu e sentiu aí.