"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"Comer, rezar, amar"

O que você está lendo atualmente?

Quando vim pra cá, coloquei na mala 6 (seis) livros que queria ler: um deles li integralmente, outro está no fim, outro comecei a ler e os outros três ainda não abri.

Mas, diante da minha necessidade (e da minha auto-cobrança) de aprimorar meu francês, pois, confesso, sou de uma severidade absurda comigo mesma (ao passo que, normalmente, sou bastante condescendente com os outros), resolvi me presentear com um livro em francês. Dei uma pausa nas minhas leituras em português e comecei a ler o livro "Comer, rezar, Amar", da autora Elizabeth Gilbert, em sua versão para o francês ("Mange, prie, aime").

Li uma crítica na Internet em que a pessoa chama o título de apelativo e diz que o primeiro capítulo é puro clichê, mas, logo em seguida, informa aos leitores de sua crítica que não leu o livro e nem pretende ler, pois sua intenção ali era criticar os "best sellers" de forma geral.

Ufa! Ainda bem que não deixei de comprar o livro com base nessa crítica... Até porque existem best sellers maravilhosos e de cuja leitura esse "crítico" simplesmente deve ter se privado por puro preconceito.

O fato é que comprei esse livro em francês e comecei a lê-lo e já me peguei diversas vezes rindo sozinha enquanto lia, imaginando a cena narrada pela autora nessa sua autobiográfica "aventura".

E o mais interessante é que, apesar de não ter pensado muito ao escolher o livro que iria ler e ter, simplesmente, pegado o primeiro que "pulou" na minha frente, o livro não poderia ser mais adequado, pois há muitas similitudes entre as estórias da autora e as minhas estórias pessoais, em especial pelo que tenho vivido atualmente.

Talvez você venha a ler o livro (ou já o tenha lido) e o ache "bobo", cheio de "clichês" ou algo assim. Não sei...  Mas o importante é conhecer antes de criticar (ou melhor, conhecer primeiro para depois, se for o caso, criticar)...

***

Um comentário:

Anônimo disse...

Jú querida!
Não li este livro, apenas vi o filme que sendo clichê ou não, gostei muito! Simplesmente, viajei junto com a Julia Roberts.
Não deixe de ler o livro seguinte que a Elizabeth Gilbert escreveu - Comprometida - eu li e AMEI (indicação da Jú Lívia que a Dani tb está lendo, rsrs!).
Beijo grande,
Bel.