"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Esculturas

Tem pessoas que gostam de fotografar em cor e tem aqueles que gostam de trabalhar em P&B.

Tem pessoas que gostam de fotografar outras pessoas, modelos ou não, e tem aqueles que preferem as paisagens.

Tem pessoas que gostam de fotos posadas e tem aqueles que gostam das fotos espontâneas (aquelas que, normalmente, quem é fotografado não gosta muito...).

Enfim, no mundo da fotografia, como em quase tudo na vida, as possibilidades são infinitas.

Eu, desde que comecei a fotografar, sempre gostei muito de fotografar esculturas em P&B. A escultura está lá, parada (e assim espero que continue, por favor!) e cabe ao fotógrafo passear ao seu redor, explorando ângulos e pintando com câmera e luz a poesia que aquela escultura representa em sua alma.

Espero que gostem da seleção de fotografias de esculturas que tirei no sábado e no domingo passados.


 


 



 

 



4 comentários:

Anônimo disse...

Ju,diante de seu interesse pelas esculturas e sem saber se voce conhece desta parte da historia das artes,talvez possa observar fotograficamente que elas começam em baixíssimo relevo, em painéis e paredes internas. Passado algum tempo começam a surgir em paredes externas, já com maior relevo como falsas colunas e até como colunas de sustentação e ja com um bom claro/escuro e quase se soltam do suporte. Finalmente, muito tempo depois, se soltam, se libertam e vão parar nos chafarizes e nas praças. Esse processo secular de obter "quase-vida" mostra a força das formas e a paixão dos escultores. Voce com sua camera formam um par maravilhoso.

Ju Foch disse...

Lu,

obrigada pelo seu carinhoso comentário. Eu e minha câmera agradecemos muito. ;)

A história do surgimento das esculturas é bem interessante mesmo e foi ótimo você tê-la colocado aqui. Um ótimo exercício para perceber na prática essa evolução é passear por museus e igrejas, atividade que me agrada muitíssimo.

Edu Corrêa disse...

Também adoro esculturas (particularmente, estas mais antigas, são belíssimas), e fotos em p&b. Sua combinação está ótima, veio ao encontro deste meu gosto.
E quanto movimento, em algo tão estático, você imprimiu com as quatro últimas imagens! Gostei da "pegação"! rsrsrs

Ju Foch disse...

Muito obrigada.
Linda a última estátua, ne? Uma "pegação" secular... Mas com uma delicadeza fantástica... ;)