"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

domingo, 31 de outubro de 2010

Canal du Midi

Em meu último dia em Carcassonne, resolvi fazer um passeio de barco pelo Canal du Midi, o "Canal do meio-dia", é um fantástico canal artificial, projetado por Pierre-Paul Riquet, no século XVII, e inaugurado em 1681, e que tinha o objetivo de servir de solução econômica, militar e política para transporte de mercadorias sem a exposição aos riscos do mar aberto.





Este canal liga o Rio Garonne (e, consequentemente, o Oceano Atlântico) ao Mar Mediterrâneo, tendo uma extensão navegável de 240km, com largura variável entre 10 e 20 metros e profundidade média de apenas 2 metros.

A extensão do Canal du Midi.  Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Meio-dia
O mais fantástico é que, o Canal du Midi, inaugurado, como dito, em 1681, contasse com tamanha sofisticação de engenharia hidráulica (as eclusas), que, pelo que pesquisei, tem sua autoria criativa atribuída a Leonardo da Vinci.
Funcionamento das eclusas. Fonte: http://www.canalmidi.com
Ao longo do Canal du Midi há 130 pontes e 63 eclusas (simples, duplas ou triplas), permitindo a navegação nas áreas em que há desnível do terreno; há, ainda, aquedutos que garantem o "abastecimento" desta magnífica construção, mesmo em épocas de estiagem.

Apesar de, inicialmente, ter sido construído para ser uma via comercial, hoje o Canal du Midi serve, exclusivamente, ao turismo e, desde 1996, está inscrito como Patrimônio Mundial na UNESCO.

A wikipedia tem pouca coisa sobre o Canal du Midi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Meio-dia), mas encontrei um site excelente e cuja pesquisa recomendo a quem se interessar pelo assunto (http://www.canalmidi.com/).

***

2 comentários:

Edu Corrêa disse...

Imagino quão belo passeio foi este. "Babei" só com as fotos...

Claudia disse...

NOSSA, CONCORDO COM AS PALAVRAS DO EDU (ÍNTIMA RSRS). QUE PAISAGEM. SENSACIIONAL!!!