"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mendicância

Já falei sobre a mendicância na França? Pois bem. Há mendigos na França (acho que em qualquer lugar do mundo, não é mesmo?).

Aqui, os mendigos andam acompanhados de seus cachorros pra cima e pra baixo e você os encontra normalmente sentados na rua, próximo de locais em que haja movimentação.

Eles não dizem uma palavra, não pedem dinheiro, não lhe dirigem a palavra. Simplesmente ficam sentados, ao lado de seu(s) animal(is) de estimação(ões), com um chapéu, uma sacola ou uma caneca no chão. E as pessoas lhes dão dinheiro.

Quando fui a Eglise Saint-Vicente, havia um pedinte na porta da igreja e ele estava fazendo o que ainda não tinha visto um único francês fazer: ele estava catando o cocô de seu cachorro. Óbvio que resmungava enquanto o fazia, mas o fato é que aquele homem estava sendo mais civilizado que a maioria das pessoas por aqui...

***

Um comentário:

Edu Corrêa disse...

O mais curioso:
Como o cara é um pedinte, se não dirige a palavra nem pede dinheiro a alguém? Mendigo sim, pedinte nunca! Kkkkk!

Aham!... Voltando á seriedade:
Os franceses não catam os cocôs de seus cães nas ruas? Vai ver que o mendigo era de Copacabana (o único lugar aqui no Rio em que eu vejo o povo fazer isto).