"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O início do curso... O peixe e o sapo

O primeiro dia de aula foi dedicado às explicaçõe administrativas e a apresentação do programa do curso... De forma resumida: assustador!
A experiência não poderia ser mais louca: 13 alunos inscritos no curso de Mestrado Especializado em Gestão Aeroportuária (aqui abreviado como MASMA). Desses 13 alunos, apenas 3 são estrangeiros, sendo que apenas eu provenho de um país cuja língua materna não é o francês.
Depois de uma introdução ao curso, fizemos uma pausa para o almoço. Aproveitei a pausa para voltar ao meu apartamento, fazer um lanchinho e descansar, pois minha cabeça parecia que ia explodir. Logo que acabei de lanchar, Jean chegou para me convidar para almoçar, mas como eu expliquei que já havia lanchado, fiz um chá para nós dois e ficamos conversando sobre a minha primeira impressão sobre o curso.
Jean está deixando Toulouse hoje. Agora começo a me sentir absolutamente sozinha.
Na segunda parte do dia, passamos por uma visita guiada ao campus. A visita foi conduzida por um dos instrutores da ENAC, que, de forma bastante questionável, conduziu um discurso sobre o fato de que a participação no curso de mestrado não assegura a obtenção do diploma e que para os alunos estrangeiros ainda havia a dificuldade com o idioma... Detalhe, eu sou a única aluna estrangeira que venho de país em que não se fala francês... Será que isso foi uma "direta"?
Depois, quando chegamos a biblioteca, fomos guiados por uma funcionária de lá e, depois de concluídas as suas explicações, nos foi pedido que aguardássemos o professor para seguirmos na visita guiada.
Como todos os alunos estavam ou conversando ou lendo algo, peguei um tratado internacional sobre aviação civil e me sentei para ler enquanto aguardava... Qual não foi minha surpresa ao descobrir que todos haviam partido com o professor e me deixado para trás!
Procurei pelo grupo, mas não encontrei ninguém...
Fui, então, efetuar o depósito do aluguel do apartamento e tratar de outras coisas essenciais à minha estadia aqui.


Hoje me senti um peixe fora d´água...


Mas "não tem poblema, não, Graubi"


 pois, "como diz o velho deitado",


 "é a necessidade que faz o sapo pular"...



Em tempo, a caricatura da Lady Kate foi obtida no blog do talentoso cartunista e caricaturista Rodrigo Tramonte (http://rodtoons.blogspot.com/2008/11/me-estou-me-numa-calicatura.html). Vale a pena conferir o trabalho dele.

2 comentários:

Unknown disse...

Amiga, tô adorando o seu blog.
Vc é uma escritora nata.
Tenho certeza que ao final de 1 ano, vc terá um livro de aventuras!
Uau,...
De todas as recomendações que te fiz (ao pé do ouvido), esqueci de te dar parabéns pela sua coragem. Portanto, parabéns amiga! Pela coragarem de embarcar nessa viagem.
Bjs saudosos,
Picachú

Edu Corrêa disse...

Nossa! Senti um frio na barriga por você! Eu, em seu lugar, já estaria pensando em correr para o aeroporto. Mas só pensando, já que todo início pode ter algumas complicações destas.
Em se tratando de Ju Foch, logo, logo, acredito que estará ambientada.