"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mania de limpeza

Numa mesa de restaurante (não foi mesa de bar, mas bem que poderia), uma amiga querida se encomodava e tentava conter sua gana de arrumar a mesa e limpar os pratinhos espalhados, já que o garçom não estava dando conta.

O restaurante estava lotado e ele corria de mesa em mesa, tentando cumprir suas tarefas, mas sempre esquecendo o chopp de uma, a caipirinha da outra... Nesse contexto, limpar a mesa e retirar a louça suja que se acumulava, simplesmente, não era prioridade...

Mas a minha amiga se coçava... A cena era hilária... Ela, com a pontinha do guardanapo (tentando ser discreta), limpava a parte da mesa diante dela... E olhava agoniada as demais partes...

Naquela cumplicidade feminina que só mesmo sendo mulher para entender, catei a bagunça que estava diante de mim e ao meu lado... Ela sorriu... Mas via-se que aquilo não seria suficiente para aplacar a sua sede de limpeza... Note: tratava-se de uma enorme mesa redonda para 10 pessoas.

Quando o garçom chegou perto, já estávamos, eu e ela, empilhando os pratos... Ela não se aguentou, e num arroubo de sinceridade, pediu ao rapaz que tirasse aquele monte de prato dali e passasse um paninho na mesa... Ela usou alguma expressão muito pitoresca para fazê-lo, no melhor estilo "ah! falei..." e depois ficou com aquela cara de quem falou sem pensar...

Todas (sim, porque éramos 8 mulheres reunidas) caímos na gragalhada, enquanto essa minha amiga tentava se explicar, dizendo que a mania da mãe dela "baixou nela", que na casa delas, depois que a mãe limpa o chão, você poderia comer diretamente do chão, de tão limpo.

Exageiros a parte, hoje me lembrei muito dessa minha amiga (que deixo de citar o nome, pois não sei se isso poderia despertar a sua fúria. Vai que ela me coloca de molho em água sanitária?!).

Pois bem.

Desde que cheguei ao campus da faculdade e, consequentemente, ao meu novo lar pelo próximo ano, me vi obrigada a procurar material de limpeza (compulsão que tenho mesmo, e daí?). Comprei vassoura, pá, pano de limpeza, desinfetante, limpa-vidros, saco de lixo, esponja e detergente. O papel higiênico e o pano de chão, ganhei do Jean.

Hoje, ao retornar da aula, não me aguentei. Munida e limpa-vidros e paninho, subi num banquinho e fui limpar as janelas da cozinha e do quarto.

Sinceramente, parece que aqueles vidros nunca tinham visto material de limpeza antes... Eu nunca havia limpado um vidro em que pudesse sentir a sujeira em altorrelevo, como "cracas" de um velho navio.

Vidros limpos, passei ao chão. Já que estava na faxina, mesmo, não é?

No fim, apartamento limpinho e cheirosinho, tive que colocar o pano de chão e, principalmente, o paninho de limpeza, de molho para voltarem a ficar limpinhos...

Mas durante todo o tempo em que estive faxinando, lembrei de minha amiga e ri sozinha imaginando a cara que ela faria vendo a sujeira que saiu daqueles vidros...

Nenhum comentário: