Em meu último dia em Carcassonne, resolvi fazer um passeio de barco pelo Canal du Midi, o "Canal do meio-dia", é um fantástico canal artificial, projetado por Pierre-Paul Riquet, no século XVII, e inaugurado em 1681, e que tinha o objetivo de servir de solução econômica, militar e política para transporte de mercadorias sem a exposição aos riscos do mar aberto.
Este canal liga o Rio Garonne (e, consequentemente, o Oceano Atlântico) ao Mar Mediterrâneo, tendo uma extensão navegável de 240km, com largura variável entre 10 e 20 metros e profundidade média de apenas 2 metros.
A extensão do Canal du Midi. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Meio-dia |
O mais fantástico é que, o Canal du Midi, inaugurado, como dito, em 1681, contasse com tamanha sofisticação de engenharia hidráulica (as eclusas), que, pelo que pesquisei, tem sua autoria criativa atribuída a Leonardo da Vinci.
Funcionamento das eclusas. Fonte: http://www.canalmidi.com |
Ao longo do Canal du Midi há 130 pontes e 63 eclusas (simples, duplas ou triplas), permitindo a navegação nas áreas em que há desnível do terreno; há, ainda, aquedutos que garantem o "abastecimento" desta magnífica construção, mesmo em épocas de estiagem.
Apesar de, inicialmente, ter sido construído para ser uma via comercial, hoje o Canal du Midi serve, exclusivamente, ao turismo e, desde 1996, está inscrito como Patrimônio Mundial na UNESCO.
A wikipedia tem pouca coisa sobre o Canal du Midi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Meio-dia), mas encontrei um site excelente e cuja pesquisa recomendo a quem se interessar pelo assunto (http://www.canalmidi.com/).
***
2 comentários:
Imagino quão belo passeio foi este. "Babei" só com as fotos...
NOSSA, CONCORDO COM AS PALAVRAS DO EDU (ÍNTIMA RSRS). QUE PAISAGEM. SENSACIIONAL!!!
Postar um comentário